O Procon Municipal registrou 1.360 atendimentos durante o mês de maio. As empresas de telefonia, bancos, compras pela internet e companhias aéreas lideram o ranking de setores que mais levaram os consumidores a procurarem o teleatendimento do Procon Goiânia.
Segundo a Gerência de atendimento do Procon, as empresas de telecomunicações tiveram o maior número de atendimentos registrados. O órgão recebeu 258 ocorrências. Os consumidores reclamam especialmente de cobranças indevidas e/ou abusivas; alterações (incluindo rescisões) de contrato de forma unilateral; dúvida sobre cobrança/valor/reajuste/contrato/orçamento; serviço não fornecido (entrega/instalação/não cumprimento da oferta/contrato); SAC – resolução de demandas (ausência de resposta, excesso de prazo, não suspensão imediata da cobrança).
A segunda categoria com maior número de reclamação está ligada ao setor financeiro (bancos, cartão de crédito e financeiras), foram registradas 239 reclamações. As principais queixas são cobranças indevidas, contratos e demora no atendimento.
Na sequência aparecem atendimentos relacionados a compras pela internet. O Procon registrou 200 queixas. As questões mais reclamadas pelos consumidores são demora ou não entrega do produto, seguidas por problemas com cobrança e produtos com defeitos.
As agências de viagens e companhias aéreas registraram 117 reclamações. Os consumidores pedem o cancelamento ou adiamento de viagens. O Procon Goiânia orienta que o consumidor entre em contato com a agência de turismo ou companhia aérea informando sobre sua solicitação. O fornecedor precisa estabelecer um canal de comunicação com seus consumidores, de maneira a disponibilizar informações claras e precisas acerca dos impactos do COVID-19 a seus serviços, e das medidas a serem tomadas. É importante que o consumidor guarde os comprovantes destas conversas, como e-mails, mensagens de WhatsApp, números de protocolos e etc. Se surgir algum problema, ele poderá reclamar junto ao Procon.
ORIENTAÇÕES
Devido à suspensão das aulas, a fim de evitar aglomerações, os consumidores têm questionado sobre o pagamento integral da mensalidade escolar. O Procon registou no mês passado 203 consultas. A orientação é que os pais ou responsáveis continuem pagando as mensalidades das escolas que estão ofertando aulas pela internet, de acordo com as normas do Ministério da Educação (MEC). Em caso de dificuldade financeira procurar pessoalmente a unidade de ensino para negociar o pagamento das parcelas e pedir abatimento do valor de serviços que não estão sendo prestados, como transporte escolar, aulas de natação, ballet e etc.
ATENDIMENTO
O atendimento presencial para o consumidor continua suspenso por tempo indeterminado. O Procon Goiânia disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via e-mail ([email protected]), ou por telefone: (62) 3524-2942, 3524-2936, 3524-2949. O teleatendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.