O Procon Goiás divulgou três rankings de atendimento dos consumidores referentes ao mês de outubro de 2021. Um dos rankings é elaborado através de dados da plataforma do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), que reúne informações sobre os atendimentos realizados presencialmente e por telefone. Foram totalizados 2.354 atendimentos.
A lista relaciona 30 empresas que geraram o maior número de reclamações junto ao órgão no mês de outubro. No topo está a Caixa Econômica Federal, com 98 registros, em seguida a Oi (telefonia fixa), com 86 e Oi (telefonia móvel), com 76 demandas.
A lista é composta por duas tabelas: a primeira, denominada Ranking Sindec, é composta por todos os atendimentos prestados presencialmente, sejam eles feitos com atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP´s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problema que não são atribuições do Procon e também os termos de reclamações administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformam em processo e já tramitam dentro do órgão.
Rankings no Procon Web
Já o segundo e terceiro ranking correspondem aos números de denúncias e reclamações registradas na plataforma Procon Web, totalizando 2.392 reclamações, 638 denúncias e 148 cálculos solicitados pelos consumidores.
No mês de outubro, as empresas que geraram maior número de reclamações na plataforma foram: Enel (136 registros), Vivo (95 registros) e Claro (91 atendimentos). Considerando os números das duas plataformas, foram realizados 5.532 atendimentos no mês de outubro pelo Procon Goiás.
Confira as 10 empresas com maior número de registros no Procon Web em outubro:
- ENEL – 136
- VIVO – 95
- CLARO – 91
- MERCADO LIVRE – 54
- OI MÓVEL – 53
- TIM – 51
- OI FIXO – 47
- BRADESCO – 40
- CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – 35
- LOJA VIRTUAL EXTRA, CASAS BAHIA, PONTO FRIO, CNOVA – 33