O Procon Goiânia divulgou na quinta-feira, 8m pesquisa realizada de 1º a 6 de agosto de 2024, que aponta variação de até 218,44% no preço de 27 produtos para presentes no Dia dos Pais, em 20 estabelecimentos comerciais da capital.
As cinco maiores variações estão entre 218,44% e 107,18%, com destaque para gravata, que varia de R$ 49,90 a R$ 158,90. Já a camisa gola polo lisa teve variação de 199,75%, podendo ser encontrada de R$ 40,00 a R$ 119,90. O cinto de couro, com variação de 197,66%, pode ser encontrado de R$ 29,90 a R$ 89,00. Já a furadeira/parafusadeira registrou variação de 186,51%, de R$ 259,90 a R$ 744,65, enquanto o perfume Ferrari Scuderia Black Eau de Toillete 125 ml foi encontrado de R$ 152,00 a R$ 314,92, com variação de 107,18%.
Já as menores variações estão entre 7,15% a 20,79%, com destaque para a caixa de som bluetooth JBL Flip 6, entre R$ 693,40 a R$ 743,00. O smartphone LG K22 Prime 64 GB Dual Chip registrou variação de 13,64%, podendo ser encontrado de R$ 517,12 a R$ 649,00. Já o Kit Barbear Gillette Mach3 Acqua Sensitive 2 un. foi encontrado de R$ 84,56 a R$ 97,46, com variação de 15,26%, e a lavadora de alta pressão, de R$ 439,51 a R$ 529,00, com variação de 20,36%. Em seguida, o Tablet Samsung Galaxy S6, com variação de 20,79%, de R$ 1.924,89 a R$ 2.325,00.
Orientações
O Procon Goiânia destaca que o consumidor deve atentar-se, antes de comprar os produtos, para a qualidade, a data de validade, se a embalagem não está violada e se a voltagem condiz com a região onde mora. Alerta também que a troca de produtos, quando se tratar de peças de vestuário, não é obrigatória para o lojista.
Quando se tratar de produtos eletroeletrônicos/eletrodomésticos, sempre que possível, peça para ver o funcionamento e faça o teste do produto ainda dentro da loja. De acordo com as regras, durante o prazo de vigência da garantia, mesmo que o produto tenha acabado de sair da loja, este deverá ser encaminhado à assistência técnica, que terá um prazo de até 30 dias para sanar o problema.
O prazo de sete dias para arrependimento vale apenas para as compras que foram realizadas fora do estabelecimento comercial, seja por telefone, catálogo postal, internet, etc. Nesse caso, o consumidor terá um prazo de até sete dias para se arrepender da compra.
Dicas para compras online, por telefone, catálogo ou redes sociais:
- Procurar no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato, além de e-mail). Checar se essas informações estão corretas;
- Preferir fornecedores renomados ou recomendados por amigos ou familiares;
- Não comprar em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o boleto bancário e/ou depósito em conta;
- Ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
- Imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);
- Instale antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador.