Press "Enter" to skip to content

Procon Goiás aprendeu em 2020 mais de 25 toneladas de produtos impróprios para o consumo

Do início do ano até esta terça-feira, 11, o Procon Goiás apreendeu mais de 25 toneladas de produtos impróprios para o consumo, sendo 129.750 unidades. Os produtos estavam com o prazo de validade vencido e/ou não apresentarem procedência ou fora dos padrões de consumo. Foram visitados 117 municípios goianos e 3.374 estabelecimentos, destes sendo 1831 autuados por irregularidade.

Os comércios terão prazo de 10 dias úteis para apresentar defesa. Os responsáveis pelas empresas responderão por crime contra as relações de consumo, previsto no Artigo 7º, IX da lei 8.137/90, com pena que chega a 5 anos de detenção.

Entre os alimentos, estavam: salgadinhos de sabores diversos, bebidas lácteas, refrigerantes, cervejas, frios (queijos e apresuntados) e outros. Na presença dos donos dos estabelecimentos, os produtos foram descartados.

O Superintendente do Procon Goiás, Allen Viana, afirma que a venda de produtos vencidos e impróprios para o consumo é uma ameaça à saúde pública.

No mês de outubro, o Procon Goiás apreendeu 2.723 quilos, sendo 5.565 unidades de produtos impróprios para o consumo. A fiscalização foi realizada em 308 estabelecimentos, destes 79,22% foram autuados pelos delitos.

Ao todo, foram visitados 21 municípios. São eles: Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Campo Limpo de Goiás, Carmo do Rio Verde, Castelândia, Cristalina, Cristianópolis, Hidrolândia, Indiara, Jandaia, Maurilândia, Minaçu, Nova Glória, Paraúna, Santa Helena de Goiás, São Miguel do Passa Quatro, Senador Canedo, Silvânia, Trindade e Turvelândia.

Foto: Procon Goiás