Press "Enter" to skip to content

Procon Goiás fiscaliza postos de combustíveis após aumento nos preços

Última atualização 04/01/2023 | 10:26

Na manhã desta quarta-feira, 4, o Procon Goiás está fiscalizando postos de combustíveis que aumentaram repentinamente os preços na passagem do ano. A justificativa dos postos era de que havia uma indefinição acerca da manutenção da isenção de impostos federais. Porém, o governo Lula prorrogou a medida por 60 dias, o que derruba tal argumento.

O aumento dos combustíveis em Goiás

Desde a semana passada, postos de combustíveis de Goiânia começaram a aumentar os preços por conta da indefinição acerca da isenção de impostos. Porém, mesmo após a decisão de prorrogação, o valor continuou subindo em diferentes partes de Goiás. O argumento é de que a medida ainda não havia sido publicada no Diário Oficial, o que aconteceu posteriormente.

Neste último ano de governo Bolsonaro, o presidente suspendeu a cobrança de impostos federais sobre os combustíveis. Com a transferência para um novo mandato de Lula, por alguns meses houve a indefinição acerca de como ficaria a situação em 2023.

Durante a posse neste domingo, 1º, Lula definiu que a prorrogação seria de 60 dias. Nesse período, a nova administração analisará qual será a decisão final. Inicialmente, o atual presidente da República sinalizou que gostaria de utilizar outra saída sem ser a isenção de impostos, mas haverá reuniões para bater o martelo.

Com a manutenção da isenção de impostos federais, teoricamente não haveria motivo para um aumento repentino nos preços dos combustíveis. Por conta disso, o Procon Goiás está fiscalizando os estabelecimentos.