Procon inicia fiscalização para Black Friday

O Procon Goiás começará a fiscalização da Black Friday, realizada no dia 27 de novembro. A data comercia, inspirada nos Estados Unidos, é tradicionalmente promovida na última sexta-feira do mês de novembro.

A preocupação do órgão é os direitos dos consumidores, impedindo qualquer tipo de fraude. Devido a isso, o órgão declarou que trabalhará com foco na prevenção e orientação.

Neste primeiro momento, as equipes estão nas ruas vistoriando lojas de redes varejistas em Goiânia e em Aparecida de Goiânia que já anunciaram as promoções para fazer o levantamento de preços dos produtos ofertados.

Sites

Além das lojas físicas, estão sendo monitorados também anúncios publicados em sites, e serão comparados com as promoções praticadas no dia 27 de novembro.

Divulgação das planilhas de preço

Na próxima segunda-feira, 16, será divulgado, no site do órgão, uma planilha, em PDF, com os preços. Os arquivos devem servir de base para que os consumidores possam comparar os preços aplicados na promoção. Se for constatado aumento de preço em relação ao que foi consultado anteriormente, o Procon Goiás deverá ser acionado para autuar o estabelecimento imediatamente.

Denúncias e reclamações

Em caso de suspeita ou constatação de irregularidades, o Procon Goiás poderá ser acionado pelos seguintes canais de atendimento:

Denúncias: 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior)

Reclamações: Consumidor.gov (www.consumidor.gov.br) ou Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br)

Foto: Procon Goiás

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp