Press "Enter" to skip to content

Procon interdita mais duas empresas de consórcio em Goiânia

Última atualização 19/09/2023 | 15:40

Fiscais do Procon Goiás interditaram mais duas empresas de consórcio, sendo uma no Setor Oeste e a outra na Vila Resende, em Goiânia, nesta segunda-feira, 18. Na primeira ocorrência, os fiscais foram até o local após denúncia de consumidores que buscavam o financiamento de veículos.

Um consumidor informou que fez o pagamento de R$25 mil reais, que ele acreditava ser o valor correspondente à entrada de um veículo. Na sequência, entretanto, ele recebeu a informação de que se tratava de um consórcio — o que não foi indicado pelo vendedor inicialmente na negociação.

Assim como nas outras empresas interditadas, os consumidores foram atraídos por anúncios nas redes sociais sem a ciência do consórcio. Durante a interdição, o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael, frisou o compromisso do órgão na defesa dos direitos dos consumidores e reafirmou o rigor na repressão às empresas que usam de má-fé para enganar a população.

“Vamos continuar fechando o cerco contra essas empresas oportunistas, que se aproveitam da fragilidade e da inocência dos consumidores. Além de atuar na repressão, vamos também concentrar esforços em campanhas de conscientização para evitar esses golpes”, alerta.

A empresa localizada na Vila Resende seguia o mesmo modus operandi das demais. O consumidor era atraído por conteúdos patrocinados, sobretudo no Facebook, e induzido à negociação de um falso financiamento, com a garantia de acesso ao bem após a entrada.

As empresas foram autuadas e interditadas por crimes contra as relações de consumo e têm 20 dias para apresentar a defesa no Procon Goiás. Atualizando os números, 22 empresas de consórcio foram fechadas somente neste ano pelo órgão.

DENÚNCIAS

Se o consumidor se sentir lesado e quiser fazer denúncia, os canais do Procon Goiás são os telefones 151 (Goiânia), (62) 3201-7124 (interior) ou ainda pela internet, por meio do Procon Web.