Press "Enter" to skip to content

Procon recolhe mais de uma tonelada de alimentos irregulares em menos de quatro meses

Última atualização 18/10/2022 | 08:39

Recolher alimentos vencidos em mercados é uma rotina com a qual o Procon Goiânia está acostumado a conviver. Desde julho, fiscais do órgão encontraram e descartaram mais de uma tonelada de produtos nessas condições. A última delas aconteceu na sexta-feira, 10, quando tirou de circulação 20 quilos de um estabelecimento já recorrente nesta prática.

No caso deste mercado da Capital, cujo nome não foi informado, foram recolhidos, em duas ocasiões, alimentos com prazos de vencimento vencidos ou sem etiquetas. Na primeira, em 22 de agosto, foram 400 quilos entre carnes, peixes e outros produtos. Nestamais recente, do último dia 10, mais 20 quilos. Segundo o Procon, também foram constatadas outras irregularidades no local.

Segundo Erlan Borges, gerente de fiscalização do Procon Goiânia, as equipes estão diariamente na rua com ações de rotina e atendendo denúncias dos consumidores. “Com um trabalho intenso e em contato com o consumidor, temos tirado das prateleiras inúmeros produtos vencidos. Abrimos os processos contra os estabelecimentos para aplicação das medidas cabíveis”, diz.

O que o Procon faz

Quando os proprietários são autuados pela fiscalização do Procon, imediatamente é aberto um processo interno no órgão, que, além de multas, pode acarretar na cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento.