Press "Enter" to skip to content

Procura faz vacinas contra meningite sumirem dos estoques na rede particular

Última atualização 07/10/2022 | 16:44

Em Goiânia, algumas clínicas particulares registram falta de doses de vacina contra meningite. A demanda aumentou nos últimos dias após a confirmação do surto de casos da doença, inclusive com registro de dez mortes, em São Paulo. A reportagem do Diário do Estado (DE) identificou a falta de estoque em três clínicas pesquisadas na tarde desta sexta-feira, 07. Os atendentes informaram que houve corrida de goianienses em busca da imunização.

“Somente ontem [quinta-feira, 06] à tarde 15 pessoas entraram em contato com a gente procurando a vacina contra meningite. Fizemos pedido, mas a nova remessa chega a partir de terça-feira da semana que vem”, afirmou um deles.

A demanda criada pelo medo de sequelas e do risco de óbito ocorre apesar dos preços salgados. Os valores encontrados foram os mesmos nos locais procurados: R$ 380 pela meningocócica ACWY, que precisa de duas doses com intervalo de dois meses para garantir a imunização, e R$ 600 pela Meningocócica B, que exige reforço a cada cinco anos. No caso da primeira, a indicação é para adolescentes de 11 e 12 anos e segunda para crianças acima de 2 meses, adolescentes e adultos até 50 anos.

Na rede pública estão disponíveis vacinas contra os tipos de meningite chamadas meningocócica C e  a mesma meningocócica ACWY comercializadas em estabelecimentos privados. Conforme balanço da SES, a cobertura vacinal geral em crianças com menos de um ano está em 74,86%. Apenas 45,90% das crianças e adolescentes de 11 a 14 anos receberam a vacina contra meningite, número parecido com os índices de vacinação contra o sarampo (44,32%).

A baixa cobertura vacinal no estado mobilizou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) a prorrogar novamente a campanha de multivacinação. As coberturas vacinais de todos os imunizantes destinados à proteção das crianças estão bem abaixo de 90% ou 95%, metas mínimas estabelecidas como ideais pelo Ministério da Saúde. 

Neste sábado, 08, será realizada uma força-tarefa para atualizar o cartão de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos Haverá vacinas contra a poliomielite, BCG, rotavírus humano, meningocócica C, meningocócica ACWY, pneumocócica 10, pentavalente, febre amarela, hepatite A, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus, influenza tipo B, tríplice viral e HPV.