Procura por testes de Covid-19 aumenta 520%, em Goiânia

A procura por testes de Covid-19 segue crescendo em Goiânia, fazendo com que os locais permaneçam lotados, com registro de desrespeito a protocolos básicos como o uso de máscaras, mesmo após a Capital ter acrescentado novos postos. Na primeira semana de junho, por exemplo, houve aumento de 520,6%, se comparada a primeira semana de maio. No mês passado, a Secretária Municipal de Saúde (SMS) contabilizou 4.212 testes entre os dias 2 e 8. Já neste mês, entre os dias 30 de maio e 6 de junho, foram aplicados 26.142 testes, dos quais, 5.882 (22,5%) foram positivos. Em maio, a taxa de positivados foi menor, ficando em 16%.

A tendência, no entanto, é de continuar em alta. Na semana passada, por exemplo, a prefeitura realizou 45.269 testes, sendo que 11.473 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Ou seja, 25,3% das pessoas que se submeteram ao teste oferecido pela SMS estavam infectados. Mesmo com a alta na procura pelo serviço e nos casos positivos, a secretaria de saúde municipal diz que por parte da gestão municipal, não há tratativa de retorno do uso obrigatório de máscaras.

Aumento

O aumento, segundo o infectologista Marcelo Daher, está relacionado a nova variante da doença, a BA2. Essa variante é conhecida por ter um maior pode de transmissão, podendo até mesmo aumentar o número de internações na capital.

“Mesmo sendo responsável pelo aumento no número de casos, o número de óbitos terá pouco aumento. A recomendação para o uso de máscaras deve ser feita, principalmente para pessoas de maior risco e que apresentem sintomas gripais. Porém, acho pouco provável que medidas mais restritivas voltem a ser adotadas. Mesmo que fossem estipuladas novas medidas, pouco provavelmente seriam cumpridas”, concluiu.

Testagem

Atualmente, a capital realiza a testagem em seis pontos diariamente, sendo quatro tendas e dois drive-thru. Nesta terça-feira (14), por exemplo, a testagem na modalidade tenda está na Praça da Feira do Conjunto Vera Cruz II, Praça da Feira – em frente ao Tijolão, Praça do Berimbau e Associação dos Moradores do Setor União. Os Drives, por outro lado, estão no Jardim Botânico de Goiânia e em frente à Escola Municipal Walterloo Prudente.

Já nesta quarta-feira (15), as tendas serão montadas no Núcleo de Assistência Social do Estrela Dalva, Cepal do Jardim América, Praça da Juventude do Jardim Aroeiras e Parque da Lagoa. Os drives que não precisam de agendamento prévio, estaram na Associação de Moradores do Setor União e no arque Agropecuário de Goiânia. O atendimento para a população começa às 8h, mas se estende até 17h. (Veja locais)

Marcelo Daher acredita que medidas mais restritivas não devem ser adotadas. (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos