Press "Enter" to skip to content

Procurado pela Interpol por golpe bilionário é preso em Goiânia

Última atualização 31/12/2021 | 12:54

A Polícia Militar de Goiás prendeu um homem procurado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) por aplicar golpes no sistema financeiro e gerar um prejuízo bilionário na África do Sul, país de onde é.

Johann Steynberg estava na lista da Interpol desde 2019 e veio se esconder no Brasil, em Goiânia. Ele foi localizado por Policiais do Grupamento de Intervenções Rápidas Ostensivas (Giro) no setor Alto da Glória, onde foi preso na última quarta-feira (29).

O tenente-coronel Raimundo Coelho, comandante do Giro, disse que foi feito um trabalho de levantamento por um mês, até que o golpista fosse encontrado. No momento da abordagem, ele chegou a entregar um documento falso mas acabou sendo reconhecido e levado para a Superintendência da Polícia Federal (PF) em Goiânia.

Empresa de criptomoedas

De acordo com a polícia de Goiás, Johann teria uma empresa chamada Trading International, com sede na África do Sul, que funcionava como esquema de pirâmide e utilizaria criptomoedas.

Mais de 170 mil clientes teriam ficado no prejuízo, após serem vítimas do esquema. Com o início das investigações, o suspeito teria fugido com 22 mil Bitcoins e colocado em grave risco o sistema financeiro sul-africano.