Produção brasileira de aço bruto em fevereiro tem queda de 1,6%
No total do bimestre, a produção apresentou um pequeno aumento de 0,9%, totalizando 5,53 milhões de toneladas produzidas. Em fevereiro, a produção de aço bruto no Brasil atingiu 2,720 milhões de toneladas, o que representou uma queda de 1,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (21) pelo Aço Brasil, entidade que representa as siderúrgicas do país.
Já a produção de laminados longos registrou um crescimento de 1,6% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado do bimestre, essa expansão foi de 1,9%. Em relação aos laminados planos, houve um aumento de 0,2% em fevereiro, mas no total do bimestre foi registrada uma queda de 1,5%.
As vendas de aço no mercado interno totalizaram 1,7 milhão de toneladas em fevereiro, o que representou um aumento de 8,1% em relação ao ano anterior. No primeiro bimestre do ano, as vendas internas apresentaram uma alta de 6,6%, totalizando 3,39 milhões de toneladas comercializadas.
Mesmo com o cenário interno aquecido, as importações de aço também tiveram um aumento significativo nos primeiros dois meses do ano, com uma elevação de 25,6%, totalizando 1,02 milhão de toneladas importadas. Esse crescimento ocorreu apesar das medidas de defesa comercial implementadas pelo governo federal no ano passado.
Portanto, a produção de aço no Brasil apresentou oscilações em fevereiro, com queda na produção de aço bruto e aumento na produção de laminados longos. As vendas no mercado interno registraram crescimento, mas houve um significativo aumento nas importações do produto nos primeiros meses do ano. O setor siderúrgico nacional segue em constante movimentação e busca por adequações diante das demandas do mercado.