O estado de Goiás está entre as cinco unidades federativas no Brasil que apresentaram crescimento na produção industrial em setembro. Com aumento de 1,2%, Goiás teve um crescimento acima do de São Paulo, que apresentou uma redução no mesmo período de 1,1%, acima de Pernambuco cuja produção reduziu 12,8% e acima do Espírito Santo que também reduziu 4,8%.
Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que avaliou a produção da indústria de 15 locais. Desse levantamento, o estado do Pará foi o que apresentou a maior variação positiva, com crescimento de 16,1% em setembro. O estado paraense é seguido pelo Rio de Janeiro, com aumento de 3,1%, pelo Ceará, que apresentou variação positiva de 2,2%, e pelo Paraná, com crescimento de 1,8%.
Em contrapartida, os estados brasileiros que apresentaram maiores variações negativas na produção industrial no período de setembro deste ano estão Pernambuco, com redução de 12,8%, Amazonas, com queda de 6,1%, e Rio Grande do Sul, com redução de 5,2%. Apesar dessas variações negativas, a produção industrial de todo o País apresentou um crescimento de 0,1%.
No acumulado nos últimos 12 anos, o Brasil apresentou uma variação nula em setembro. Entretanto, Goiás está entre os nove estados que apontaram maior dinamismo se comparado aos índices de agosto, aumentando de 1,8% para 2,4%. Além de Goiás, Pará, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina também apontaram as maiores variações positivas em setembro em relação a agosto.