Professor Carlos Monteiro da USP eleito entre as 50 personalidades de 2025

professor-carlos-monteiro-da-usp-eleito-entre-as-50-personalidades-de-2025

Professor da USP é eleito uma das 50 personalidades de 2025

A lista do The Washington Post inclui o professor Carlos Monteiro, criador da classificação de alimentos segundo o grau de processamento

Carlos Augusto Monteiro, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FPS-USP), foi eleito uma das 50 personalidades que influenciarão a sociedade em 2025 pelo jornal The Washington Post.

A lista Post Next 50, publicada neste mês, considera o quão conhecidas são as personalidades e o quão relevantes podem ser seus próximos projetos para a sociedade.

QUEM É CARLOS MONTEIRO?

Professor da DE e coordenador do Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde), Monteiro é responsável pela classificação chamada Nova, que identifica os alimentos de acordo com seu grau de processamento.

CONHEÇA A CLASSIFICAÇÃO NOVA:

1. In natura ou minimamente processados,
2. Ingredientes culinários processados,
3. alimentos processados,
4. alimentos ultraprocessados.

Antes disso, os alimentos eram classificados por serem fontes de nutrientes específicos. Por exemplo, grãos de cereais, massas, pães e biscoitos eram classificados como fontes de carboidratos.

Em 2009, Monteiro introduziu o conceito de alimentos ultraprocessados e argumentou que o grau de processamento e a presença de aditivos, como corantes e aromatizantes, afetam a nossa saúde.

Depois disso, estudos indicaram que o consumo desses alimentos está relacionado ao ganho de peso e ao risco de desenvolver problemas de saúde.

IMPACTO DO TRABALHO

Segundo o The Washington Post, os Estados Unidos devem ser o próximo país a incluir diretrizes sobre o consumo de ultraprocessados em sua política alimentar. O secretário de saúde do país, Robert F. Kennedy Jr., é crítico a esses alimentos.

Por isso, o trabalho de Monteiro ficará, mais uma vez, sob os holofotes em 2025.

O professor já havia sido mencionado entre os pesquisadores mais influentes do mundo em 2024 pela consultoria britânica Clarivate Analytics. Ele foi um dos 15 brasileiros na lista com mais de 6,6 mil profissionais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp