Professor dá dicas práticas para incorporar atividade física na rotina

A cada dois brasileiros, pelo menos um não se exercita o suficiente

Apesar de surgirem novas modalidades de atividades físicas, a desistência com o passar do tempo é muito comum. A cada dois brasileiros, pelo menos um não se exercita o suficiente. Segundo estudo global da Organização Mundial da Saúde (OMS), embora a dificuldade em incorporar uma rotina de exercícios físicos não se limite ao Brasil, a média da insuficiência no mundo está longe dos péssimos índices brasileiros (47%), atingindo pouco mais de 1/4 da população (27,5%).

Segundo o mestre professor de educação física da Estácio, Marcelo Carneiro, deixar uma vida desregrada para trás não é tarefa simples, e nem sempre está relacionada apenas à falta de tempo ou preguiça. “A atividade física é cansativa e estressante para o nosso organismo. Em uma rotina de trabalho, estudos, filhos, trânsito, casa e pandemia, tudo se torna mais estressante e tendemos a não priorizar o exercício físico. Porém, o estresse adquirido por ele é benéfico e importante para manter um organismo saudável, estimulando hormônios corretos”, explica o especialista.

Marcelo afirma que, uma rotina diária de atividades bem estabelecidas, é o segredo para uma melhor qualidade de vida. “A primeira coisa é pensar no exercício como um hábito, que é difícil de ser adquirido. Por isso, é fundamental estabelecer um objetivo que te motive, seja emagrecer, fortalecimento, melhorar qualidade de vida, entre outros. Tive uma aluna, como personal trainer, que o objetivo dela era fortalecimento para conseguir ficar mais tempo segurando o neto no colo. Isso acabou motivando-a para estar na academia”, relata.

Para o docente da Estácio, o segundo passo para incorporar uma atividade física na rotina é entender as limitações do organismo. “Estamos condicionados a acreditar que atividade X ou Y é superior a outra, e isso é errado. Toda atividade física, quando bem realizada, é benéfica para o ser humano. O importante é identificar o seu objetivo e alinhar com um exercício que dê prazer”, indica.

Marcelo reforça que temos a ilusão de que a musculação ou o crossfit desenvolve mais do que um treino funcional, e isso não é verdade. “O mais importante é realizar algum tipo de exercício físico, seja dentro ou fora de uma academia. Como: natação, futebol, dança, etc, sem se esquecer da orientação de um profissional adequado”, argumenta.

O terceiro passo, segundo ele, é trazer de fato essa atividade para a rotina. “É difícil organizar nossa agenda para ir à academia ou fazer algum exercício, e na prática não funciona. Por isso, muitas pessoas fazem a matrícula e desistem depois do terceiro mês. O certo é encaixar a atividade dentro do nosso cotidiano, sem precisar remanejar grandes obrigações”, indica o educador.

Além disso, Marcelo orienta sobre a necessidade de se estabelecer metas para incorporar a essa rotina. “É importante não começar em um ritmo acelerado. Organize atividades mais acessíveis e possíveis de acordo com a sua realidade. Faça uma caminhada de 15 minutos, leve seu cachorro no parque ou algo do tipo. O organismo demora cerca de três meses para se acostumar de fato com aquele exercício, então se alinhe de acordo com esse prazo e resista pelo seu objetivo”, motiva a profissional.

A grande dica, para Marcelo, é seguir todos esses passos sem esquecer do fundamental para o organismo. “Não adianta incorporar práticas de atividade física na rotina, sair do sedentarismo, realizar o exercício corretamente e esquecer da alimentação balanceada e da hidratação. Faça um plano alimentar, também seguindo seus objetivos e realidade, com um profissional e não se esqueça, beba água!”, finaliza.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Copa do Brasil 2025: CBF altera lista de clubes garantidos; Águia de Marabá herdando vaga. Conheça o caso e novos participantes.

DE Copa do Brasil de 2025: CBF realiza análise, e lista dos clubes garantidos sofre alteração; veja
Águia de Marabá herda vaga na competição através do Campeonato Paraense. Com decisão, São Francisco-PA, até então confirmado, é comunicado que está fora do torneio; entenda o caso

Retrospectiva musica conta a história da Copa do Brasil 2024

A lista dos 92 clubes garantidos na disputa da Copa do Brasil de 2025 sofreu uma alteração após uma análise da Confederação Brasileira de Futebol (DE). Na ocasião, o São Francisco-PA, até então confirmado na competição, recebeu um comunicado da entidade, intermediado pela Federação Paraense de Futebol (FPF), que informava que o Águia de Marabá herdaria a terceira vaga do Pará na competição no próximo ano, pois foi o quarto colocado no campeonato estadual.

Com a decisão da CBF, o Águia de Marabá entrou no lugar do São Francisco-PA e, até o momento, está garantido na Copa do Brasil de 2025.

ENTENDA O CASO

O Águia de Marabá se pautava no regulamento em que o quarto colocado no Parazão teria a vaga na Copa do Brasil. Do outro lado, o São Francisco se assegurava no vice-campeonato da Copa Grão-Pará.

Depois do imbróglio, a CBF emitiu um documento e informou que o Águia de Marabá, será o quarto representante paraense na Copa do Brasil em 2025 por causa do seu desempenho no estadual; veja abaixo documento da entidade.

A diretoria jurídica e Diretoria de Competições reiteram, com base nos regulamentos editados pela CBF e nos elementos fáticos já analisados anteriormente, que a distribuição de vaga para a Copa do Brasil 2025 deve seguir a classificação final do Campeonato Estadual Paraense de 2024 e não pode ser atribuída ao vice-campeão da Copa Grão-Pará 2024. Dessa forma, entende-se que a distribuição da vaga na Copa do Brasil de 2025 deve ser direcionada ao Águia de Marabá (4º colocado no Campeonato Estadual Paraense).

LISTA ATUALIZADA DOS CLUBES GARANTIDOS NA COPA DO BRASIL 2025

NORTE

* Acre: Independência-AC e Humaitá;
* Amapá: Oratório e Trem;
* Amazonas: Amazonas e Manaus;
* Pará: Remo, Paysandu, Tuna Luso e Águia de Marabá;
* Rondônia: Barcelona-RO e Porto Velho;
* Roraima: São Raimundo-RR e GAS;
* Tocantins: União-TO e Tocantinópolis.

NORDESTE

* Alagoas: CSE, CRB, ASA e CSA;
* Bahia: Bahia, Vitória, Barcelona de Ilhéus e Jequié;
* Ceará: Ceará, Maracanã, Fortaleza e Ferroviário;
* Maranhão: Sampaio Corrêa e Maranhão;
* Paraíba: Botafogo-PB e Sousa;
* Pernambuco: Sport, Retrô e Náutico;
* Piauí: Altos e Parnahyba;
* Rio Grande do Norte: América-RN, ABC e Santa Cruz-RN;
* Sergipe: Confiança e Sergipe.

CENTRO-OESTE

* Distrito Federal: Capital-DF e Ceilândia;
* Goiás: Atlético-GO, Vila Nova e Aparecidense;
* Mato Grosso: União Rondonópolis, Cuiabá e Operário VG;
* Mato Grosso do Sul: Dourados e Operário-MS.

SUDESTE

* Espírito Santo: Rio Branco-ES e Rio Branco VN;
* Minas Gerais: Tombense, América-MG, Cruzeiro, Atlético-MG, Athletic Club e Pouso Alegre;
* Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Nova Iguaçu, Vasco, Botafogo, Portuguesa-RJ, Boavista e Olaria;
* São Paulo: Palmeiras, Santos, Bragantino, Novorizontino, São Paulo, Inter de Limeira, Ponte Preta, Portuguesa, Corinthians e Votuporanguense.

SUL

* Paraná: Athletico-PR, Coritiba, Maringá, Operário-PR e FC Cascavel;
* Rio Grande do Sul: Caxias, Internacional, Juventude, Grêmio, São José-RS e Guarany de Bagé;
* Santa Catarina: Brusque, Criciúma e Concórdia.

MODELO DE DISPUTA

O formato da Copa do Brasil segue sem alterações, com duelos eliminatórios nas suas sete fases:

* Primeira fase: jogo único, com o time de menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF sendo o mandante. Em caso de empate, o visitante se classifica. Os duelos com os 80 times serão definidos por sorteio.
* Segunda fase: também em jogo único, tendo o mando de campo da partida definido por sorteio. Em caso de empate, disputa da classificação nos pênaltis.
* Terceira fase: entram os 12 times previamente classificados (Libertadores, Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e Série A do Brasileirão) mais as 20 equipes que passaram das duas primeiras fases. Sorteio define os confrontos, com jogos de ida e volta.
* Oitavas de final: jogos de ida e volta, com um sorteio entre os 16 classificados. Todos os clubes poderão se enfrentar.
* Quartas de final: partidas de ida e volta, e um sorteio entre os oito classificados para a formação dos duelos. Todos as equipes poderão se enfrentar.
* Semifinais e Final: duelos de ida e volta, com o mando de campo definido por sorteio. Em caso de empate na soma dos placares das partidas, decisão nos pênaltis.

FLAMENGO É O ATUAL CAMPEÃO

O Flamengo se sagrou pentacampeão da Copa do Brasil. O Rubro-Negro bateu o Galo por 3 a 1 no jogo da ida e por 1 a 0 no jogo da volta. A primeira partida foi disputada no Rio de Janeiro. A volta em Belo Horizonte. Plata marcou o gol do título do Fla na segunda partida.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp