Professor da Ufba é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências
Antônio Ferreira, do Instituto de Física, foi escolhido para integrar o quadro de membros titulares da instituição, que reúne pesquisadores do país.
O professor Antônio Ferreira, do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) — Foto: Universidade Federal da Bahia (Ufba)
O professor Antônio Ferreira, do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC)
O professor Antônio Ferreira, do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (Ufba), foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), por meio de votação interna, realizada exclusivamente a partir de indicações feitas por pesquisadores que já integram a instituição.
Nesta última eleição, além do docente baiano, outros 18 cientistas foram selecionados.
Com doutorado e pós-doutorado pela Linköping University, na Suécia, Antônio Ferreira também é membro fundador da Academia de Ciências da Bahia.
Ao longo da carreira, ele tem atuação reconhecida em diferentes frentes da pesquisa científica, com trabalhos nas áreas de nanociência, energias renováveis, produção de hidrogênio, fotocatálise e células solares.
O professor também desenvolve estudos em biotecnologia e em modelos de inteligência artificial aplicados a biomateriais e às ciências da saúde, ampliando o diálogo entre a física e outras áreas do conhecimento.
Criada em 1916, a Academia Brasileira de Ciências tem como missão contribuir para o desenvolvimento científico, educacional e para o bem-estar social do país. A instituição atua no reconhecimento do mérito científico, no estudo de temas estratégicos para a sociedade e na produção de subsídios técnicos voltados à formulação de políticas públicas.




