Da sala de aula aos estádios: professor de física registra jogos do Palmeiras desde 1972
Ailton Moraes guarda um acervo com mais de mil registros do clube. Em dias de jogos do Verdão, o sorocabano prefere ir ao cinema para não sofrer com a tensão do momento.
Um time inteiro de desfalques: O site de Palmeiras projeta o clássico contra o Santos. O Palmeiras enfrentará o Santos, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto a torcida se prepara para mais uma noite emocionante, Ailton Moraes, de 67 anos, prefere não assistir ao duelo.
Apaixonado pelo time desde 1972, Ailton recorda a escalação da ‘Segunda Academia’ como uma poesia. Ao longo dos anos, ele começou a anotar as fichas técnicas de todos os jogos do Palmeiras, gerando um acervo com mais de mil registros guardados em seus cadernos e no site que mantém.
Em sua coleção, Ailton guarda camisas antigas, livros, revistas, vídeos e jornais, além de vários livros sobre biografias e curiosidades do futebol. A confiabilidade das informações reunidas exigiu um longo processo de pesquisa e verificação.
Para o professor, as lembranças das vitórias do Palmeiras são marcantes, como os títulos do Campeonato Paulista de 1974 e 1993. Por outro lado, as derrotas, como a do Mundial de Clubes de 1999, também são lembradas com dor.
Apesar de sua formação em Física, Ailton sempre flertou com o jornalismo esportivo e considera que o nervosismo faz parte da emoção de ser torcedor. Inspirado por Joelmir Beting, outro palmeirense histórico, o professor prefere acompanhar os jogos de forma mais distante, permitindo-se vibrar do seu jeito.
A ligação de Ailton com o Palmeiras vai além dos estádios e se mantém viva em suas memórias, em seus cadernos e em seu coração. Mesmo optando por não assistir aos jogos, sua paixão pelo time permanece forte e presente em sua vida.




