Após tentar por quatro anos, um professor de física de Votuporanga (SP) registrou, nesta terça-feira (17), a passagem da Estação Espacial Internacional (ISS) na frente da lua. Pela imagem enviada pelo professor Alexandre Melo de Oliveira é possível ver uma mancha que atravessa toda a extensão da lua. O trajeto da estação, que durou cerca de um segundo, é um evento astronômico difícil de ser registrado.
Ao DE, Alexandre revelou que demorou quatro anos para conseguir fazer a filmagem, uma vez que exige precisão técnica e um alinhamento perfeito de condições astronômicas e climáticas. “Apesar de vários trânsitos da ISS nesse período, nem sempre sua órbita passa exatamente na frente do disco lunar para um determinado ponto de observação na Terra. É a recompensa por anos de paciência, planejamento e persistência. É um feito raro e extremamente desafiador”, explica o professor.
Para conseguir capturar, o professor utilizou uma câmera acoplada a um telescópio. Questionado sobre como sabia a exata localização e horário da estação, o astrônomo amador reiterou: não foi coincidência. Conforme ele, existem aplicativos e sites que mostram a trajetória da ISS, em tempo real. “Foi de pura emoção, uma mistura de alívio, alegria e admiração diante de um momento que durou menos de um segundo, mas que eu esperei por anos para conseguir registrar”, celebra o professor.
O evento astronômico de registrar a passagem da estação espacial na frente da lua representa não só uma conquista técnica e de planejamento, mas também a celebração de um esforço dedicado e paciente ao longo dos anos. Para os entusiastas da astronomia, imagens como essas são verdadeiras inspirações e motivam as pessoas a perseverarem em busca de seus objetivos, mesmo que pareçam distantes. É a prova de que com determinação e foco, é possível alcançar resultados extraordinários.
A experiência do professor de Votuporanga serve como exemplo de dedicação e paixão pela ciência, além de ressaltar a importância do conhecimento técnico e do estudo minucioso das condições astronômicas para alcançar resultados precisos e significativos. Que mais pessoas se inspirem nesse registro único e se sintam motivadas a buscar seus próprios desafios, independentemente de quão complexos possam parecer. Afinal, é na persistência e na curiosidade que grandes descobertas são feitas.