Professor do Ceará com redação nota mil não tentará Sisu após conquista: “Uma brilhante recordação”

Candidato com redação nota mil do Ceará é professor e não vai tentar Sisu

Elivando Rodrigues conta que, por causa de seu trabalho como professor, costuma realizar a prova do Enem todos os anos para testar técnicas e conhecimento. Elivando Rodrigues, o único candidato do Ceará a conquistar a nota máxima na redação do Enem 2024, foi destaque no meio educacional. O professor de redação de 23 anos viu sua pontuação perfeita ser divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na segunda-feira (13). Apenas 11 outros candidatos em todo o país alcançaram essa marca na prova de redação do Enem do ano passado.

Elivando, natural de Jaguaribe, cidade localizada a aproximadamente 308 quilômetros de Fortaleza, recebeu os parabéns de familiares, amigos e até da Prefeitura após a notícia de sua conquista se espalhar rapidamente pela pequena comunidade de 35 mil habitantes. A repercussão local do feito do professor foi enfatizada por ele: “Nossa, foi um carinho muito grande. Eu estou até agora muito feliz por esse carinho. Geralmente resultados acadêmicos, de vestibular, eles até repercutem, mas é mais dentro da família, dentro daquele círculo que a pessoa tem, né? E esse não [da redação do Enem], esse foi muito tido como algo da cidade. Então a cidade está acolhendo essa nota e eu estou muito feliz”, contou.

Após ingressar em Letras na Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2020 e posteriormente migrar para uma graduação à distância via ProUni, Elivando formou-se em 2024 e iniciou a oferta de um curso online de preparação para a redação. O professor relata que, devido à sua profissão, costuma fazer a prova do Enem anualmente para testar técnicas destinadas aos seus alunos: “Geralmente, eu testo alguma coisa que eu quero aplicar para os alunos. Então, eu testo para ver se funciona daquela forma, como é que a banca reage. E também, dependendo do tema, eu tento fazer uma redação que vai atingir o máximo, né? Mas, até então, nunca tinha atingido”, revela Elivando.

A redação do Enem é crucial para os participantes, já que em alguns casos, como no ProUni, é utilizada como critério de desempate na seleção de candidatos. Em 2024, o tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Elivando comentou que o tema abordado no exame era semelhante ao trabalhado com seus alunos, relacionado à oralidade e povos tradicionais, o que o fez sorrir ao ver o tema. Mesmo atingindo a nota máxima, o professor não tem planos de realizar outra graduação e vê sua pontuação como uma brilhante recordação: “Algo que representa o trabalho, o que a gente trabalha durante o ano”, afirma.

A rede de ensino público do Ceará foi destaque na redação do Enem 2024, com o maior número de alunos, 663 no total, com notas entre 950 e 1000. No estado, 32 alunos alcançaram notas entre 980 e 1000, enquanto 631 obtiveram notas entre 950 e 980. Embora o Inep não tenha divulgado as escolas dos participantes, a representatividade dos estudantes cearenses na pontuação máxima da redação reflete o compromisso e a excelência educacional do estado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp