Professor lembra disciplina de Kadu Santos, fisiculturista multicampeão morto há uma semana: ‘Muita dedicação, empenho, resiliência’
Ricardo Nolasco dos Santos, conhecido no meio bodybuilder como Kadu Santos, faleceu na segunda-feira (20). Ele foi vencedor de fisiculturismo em 11 ocasiões e conquistou o título geral no Muscle Contest duas vezes, em um dos principais eventos do esporte.
Ricardo Nolasco dos Santos, popularmente chamado de Kadu Santos no universo do bodybuilding, nos deixou aos 31 anos, no Rio Grande do Sul. O atleta, reconhecido pelas suas inúmeras conquistas no fisiculturismo e como personal trainer, teve sua partida confirmada por familiares através das redes sociais, embora a causa do falecimento não tenha sido divulgada.
Em uma entrevista ao programa Conversas Cruzadas, do portal de notícias GZH, amigos e colegas de profissão de Kadu relembraram a sua dedicação ao esporte. O Professor de Educação Física e especialista em Metabolismo e Nutrição, Carlos Ortiz, destacou que as pessoas frequentemente fazem “pré-julgamentos” sem conhecer de fato o contexto da situação.
“Era alguém que tinha uma rotina muito presente em sua vida. Não se tratava de um dependente de hormônios, muito pelo contrário, era um indivíduo comprometido com uma rotina de treinamentos”, explicou Ortiz. Segundo o professor, a prática exigia “muita dedicação, empenho e resiliência”.
O Fisiculturismo é um esporte que busca o desenvolvimento e definição muscular de forma simétrica, avaliado por juízes em competições com prêmios em crescimento constante. Gabriel Merlin, preparador físico e treinador de fisiculturismo, expressou seu pesar pela perda de Kadu, ressaltando também o carisma que o caracterizava. “Ele era incrivelmente carismático, um produtor de conteúdo excepcional que compartilhava dicas e insights sobre musculação e métodos de treinamento”, disse Merlin.
Kadu Santos se consagrou como 11 vezes campeão de fisiculturismo e bicampeão geral do Muscle Contest. Deixa sua noiva, Sabrina Wollmann, com quem estava noivo desde julho. Seu corpo foi sepultado na terça-feira (21) em Novo Hamburgo, localidade da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Ao iniciar sua jornada esportiva aos 17 anos, Kadu acumulou mais de 12 mil seguidores nas redes sociais, compartilhando sua rotina de treinos, conselhos e os bastidores das competições. Além das vitórias no fisiculturismo, também fornecia consultoria online.
Nas redes sociais, a mãe de Kadu lamentou profundamente a perda do seu filho: “O dia mais triste da minha vida. Meu filho amado”. Seu pai, Amauri Santos, também confirmou o falecimento em suas redes sociais.
O PowerCT, Centro de Treinamento onde Kadu atuava, emitiu uma nota de pesar pela partida do atleta. “Kadu sempre foi um exemplo de dedicação, disciplina e espírito de equipe, deixando uma marca inspiradora entre colegas, professores e amigos”, declarou o CT.




