Professor usa músicas para ensinar português de forma criativa em escola de MG

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Professor usa música para ensinar português de forma criativa e envolvente em escola em MG

O projeto “Língua Afinada”, criado há quatro anos pelo professor Bruno Rodrigo, em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, utiliza canções nacionais para ensinar gramática e até a história das composições.

Professor usa música para ensinar português em escola estadual de Divinópolis

Com muita música, o professor Bruno Rodrigo Pinheiro Ramos ensina português de forma criativa e envolvente para alunos da Escola Estadual São Francisco de Assis, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais.

O projeto “Língua Afinada”, criado há quatro anos, utiliza canções nacionais para ensinar gramática e até a história das composições.

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Com influências de artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Rita Lee, Djavan, Gilberto Gil, Milton Nascimento, dentre outros, Bruno Rodrigo transforma a sala de aula em um palco, cativando os alunos e promovendo uma nova forma de aprender.

As aulas de música acontecem todas as sextas-feiras, mas a participação dos estudantes depende do cumprimento das tarefas escolares durante a semana. Essa abordagem tem dado bons resultados, já que ninguém quer perder a aula especial.

> “Eu conto a história por trás das músicas, explico a época em que foram compostas e como elas se conectam com a vida deles. Bandas como Legião Urbana e Capital Inicial, por exemplo, têm temas que falam diretamente com os jovens”, contou o professor Bruno Rodrigo.

Professor cria projeto musical para ensinar a língua portuguesa em escola de Divinópolis — Foto: Bruno Rodrigo/Arquivo Pessoal

O projeto também busca explorar a poesia e a interpretação de texto por meio das canções, permitindo que os alunos compreendam melhor os sentidos e significados das palavras, além de se aprofundarem nas questões gramaticais.

> “A minha ideia é causar esse impacto. E eu não me deixo me abalar pelas primeiras críticas, pelas primeiras carinhas desconfiadas, porque logo depois eles cantam e se encantam. E na hora que eles levam para casa tem uma coisa que é muito interessante, que é quando os pais falam que conhecem aquelas músicas, então eles voltam no outro dia já com a cara melhor”, contou o professor.

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