Morta com golpes de foice, vítima de feminicídio em Petrolina acreditava na mudança do companheiro
Elizângela Santos Oliveira foi assassinada após voltar da igreja no bairro Santa Luzia. O delegado afirmou que a vítima nunca registrou boletim de ocorrência.
O caso de feminicídio choca os moradores do bairro Santa Luzia em Petrolina.
Assassinada pelo marido com golpes de foice, na noite do domingo (21), no bairro Santa Luzia, em Petrolina, a professora Elizângela Santos Oliveira acreditava na mudança de comportamento do companheiro.
Segundo o delegado Gabriel Sapucaia, testemunhas disseram em depoimentos que a vítima já havia sido agredida outras vezes por Cícero João de Araújo, que foi preso em flagrante logo após cometer o feminicídio.
“Nós estamos ouvindo algumas testemunhas, coletamos ainda no local o testemunho de duas pessoas que presenciaram, que foram testemunha ocular do crime e elas relataram que perpetrava agressões e violências contra essa companheira dele, já era corriqueiro, já era um fato público e notório dos vizinhos daquela comunidade que ele praticava aqueles atos”, diz o delegado.
Embora o relato dos vizinhos mostre que existia violência, o delegado Sapucaia destaca que a vítima nunca registrou boletim de ocorrência sobre as agressões. Evangélica, Elizângela foi atacada e morta logo após voltar da igreja.
De acordo com dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) da Secretaria de Defesa Social (SDS), entre janeiro e novembro de 2025, foram registradas 3.535 ocorrências de violência contra a mulher em Petrolina. No mesmo período do ano passado, foram contabilizadas 3.277 ocorrências no município, o que corresponde a uma variação de 7,32%.
A morte de Elizângela foi o segundo feminicídio registrado em Petrolina neste ano. Em 2024, foram quatro casos. Em todo o estado, a taxa de resolubilidade dos crimes de feminicídio foi de 97,6% em 2023; 98,7% em 2024; e 98,6% até outubro de 2025. O delegado destaca a importância das denúncias para coibir casos de violência contra a mulher.




