Mulher que faleceu após nadar em piscina da academia era professora e fazia aulas de natação com o marido havia quase um ano. Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, passou mal após entrar na piscina para aula de natação; o quadro se agravou e evoluiu para parada cardíaca. Marido de Juliana e um adolescente de 14 anos, que estavam na aula, estão internados em estado grave.
Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, faleceu após nadar em piscina de academia — Foto: TV Globo/Arquivo Pessoal
A jovem Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, que faleceu após nadar na piscina da academia C4 GYM, na Zona Leste de São Paulo, era professora em uma escola particular no bairro Cidade Líder e fazia aulas de natação no local com o marido, Vinicius de Oliveira, há 11 meses. Segundo a polícia, a principal suspeita é de que Juliana tenha falecido após ter se intoxicado por inalar uma mistura dos produtos químicos usados para a limpeza da piscina. Investigadores encontraram no local um balde com cerca de 20 litros dessa mistura.
Em nota, a direção da Academia C4 GYM lamentou profundamente o ocorrido em sua unidade e afirmou que prestou imediato atendimento a todos os envolvidos. Parentes relataram à TV Globo que Juliana e Vinícius se casaram em dezembro de 2024, tinham acabado de comprar um apartamento e faziam planos para ter filhos. A família também contou que ela era apaixonada por ioga e fazia parte de uma comunidade espírita. O caso ocorreu no sábado (7). Juliana e Vinícius estavam na aula, como de costume, quando notaram que a água da piscina apresentava odor e gosto anormais. Como se sentiram mal, eles comunicaram o professor responsável e todos os alunos se retiraram do local.
O casal, então, foi até o Hospital Santa Helena, em Santo André. O quadro de Juliana se agravou e evoluiu para uma parada cardíaca. Ela não resistiu e faleceu. Já Vinícius precisou ser internado. Seu estado é grave. Segundo a polícia, um adolescente de 14 anos também passou mal e segue internado em estado grave. Outras duas pessoas receberam atendimento médico e foram liberadas. O velório de Juliana será nesta segunda-feira (9) às 8h no Velório Avelino, no Jardim Avelino, em São Paulo. O enterro está marcado para 14h no Cemitério Quarta Parada.
A academia C4 GYM não tinha alvará de funcionamento e foi interditada pela Vigilância Sanitária, informou a Polícia Civil. A investigação aponta possível intoxicação por inalar produtos químicos que estavam na área da piscina. Contudo, também não descarta a possibilidade de que havia produto na água. Os responsáveis pelo estabelecimento fecharam o local após o incidente e não informaram a polícia. A direção da Academia C4 GYM lamentou profundamente o ocorrido em sua unidade e afirmou que está colaborando com as autoridades competentes para a apuração dos fatos.




