Professores paulistanos são agredidos ao protestar na Câmara de SP

Professores e funcionários públicos que protestavam na última quarta-feira (14) na Câmara Municipal de São Paulo, foram agredidos pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e pela Polícia Militar (PM). Eles se manifestavam contra a reforma da previdência e o conflito terminou com pelo menos seis feridos.

A discussão era acerca do projeto de lei 621, de autoria da gestão de João Doria (PSDB), que pretende, entre outros pontos, aumentar a contribuição previdenciária de 11% para 14%. Durante uma sessão entre os vereadores que se reuniam na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), os manifestantes quebraram os vidros e tentaram entrar no local, mas foram impedidos pela PM e pela GCM.

Porém, um grupo conseguiu invadir o salão nobre, momento em que a polícia utilizou bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha contra os professores. Segundo o advogado do Sindicato Geral de Servidores, Cleiton Leite, dos seis feridos, cinco são funcionários públicos e um é idoso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp