Profissionais da educação começam a ser vacinados em Goiânia

Goiânia iniciou neste quinta-feira (27) uma nova etapa de vacinação contra a Covid-19. A partir desta quinta, professores e trabalhadores da Educação Infantil tanto de rede pública quanto privada poderão tomar a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Trabalhadores aeroportuários também serão vacinados conforme a recomendação emitida pelo Ministério da Saúde. O atendimento deverá ser agendado pelo aplicativo da Prefeitura 24 horas.

A vacinação de pessoas com comorbidades e trabalhadores da saúde continuam. Reforço da AstraZeneca em idosos 76 e a campanha contra a Influenza também.

Trabalhadores aeroportuários

Profissionais aeroportuários a partir de 18 anos devem agendar seu atendimento para o CSF Guanabara I no aplicativo Prefeitura 24 horas. Para se vacinar, é necessário providenciar documento com foto, CPF, comprovante de endereço e de atuação laboral (crachá, contracheque ou declaração da Infraero).

Trabalhadores da Educação Infantil

Trabalhadores que atuam na Educação Infantil, a partir de 18 anos, devem agendar o atendimento também pelo aplicativo. Neste grupo, estão apenas aqueles que atuam em escolas de ensino público e privado, excluindo cursos profissionalizantes, escolinhas esportivas, de dança e afins. Para vacinar, também é necessário levar a autodeclaração assinada e comprovante de atuação (crachá, contrato de trabalho, contracheque ou carteira de trabalho). Aqueles que já tiverem cadastro pronto devem apenas atualizá-lo selecionando a modalidade de Educação Infantil, na qual atuam.

Pessoas com comorbidades

O atendimento ao grupo segue por agendamento em 13 unidades de saúde, todas para pedestres. Os pacientes contemplados na estratificação, bem como a documentação necessária e endereços de atendimento podem ser visualizados pelo site da Prefeitura de Goiânia.

Segunda dose a partir de 76 anos

Idosos a partir de 76 anos recebem o reforço da Astrazeneca também nas seis escolas municipais, além da Área I da PUC para pedestres. Dois postos de drive thru (Estádio Serra Dourada e Shopping Passeio das Águas) também atendem ao grupo. O atendimento é direcionado para quem tem data de segunda dose marcada até 31 de maio. Para se vacinar, é preciso levar documento pessoal e comprovante da primeira dose. Não é necessário agendar.

Trabalhadores da saúde

Trabalhadores da saúde a partir de 18 anos com vínculo empregatício em alguma unidade de saúde são atendidos, por agendamento, no Shopping Cerrado. Além da documentação pessoal e comprovante de endereço, é preciso providenciar comprovante de atuação em unidade de saúde.

Influenza

Segue o atendimento para professores e idosos nas 55 salas de vacinação, Área I da PUC, Shopping Passeio das Águas e Estádio Serra Dourada (drive thru). Não é necessário agendar.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo de Goiás investe R$ 1,7 bilhão em transporte público

O Governo de Goiás está preparado para entregar várias obras significativas no transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana em 2025, como parte do ambicioso Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC). Este projeto visa transformar o sistema de transporte público, inspirado nos modelos das grandes cidades europeias e focado na sustentabilidade.

As intervenções incluem a reforma de 19 plataformas e seis terminais do Eixo Anhanguera, que devem ser concluídas até dezembro de 2025. Atualmente, os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia estão em obras, enquanto os terminais Dergo, Praça A, Senador Canedo e Padre Pelágio também receberão melhorias nos próximos meses. Além disso, dez estações do Eixo Anhanguera serão reinauguradas: Botafogo, Iquego, Anicuns, Vila Morais, HGG, José Hermano, Ruas 7 e 8 (Setor Central), Capuava e Cascavel.

O pacote de melhorias soma um investimento total de R$ 1,7 bilhão. Em 2024, nove estações já haviam sido totalmente revitalizadas: Anhanguera, Campinas, Hemocentro, Lago das Rosas, Vila Bandeirantes, Rua 20 (Mercado Central), Universitária, Palmito e Jóquei Clube. De acordo com o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, “Nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade que proporcione dignidade ao cidadão”.

Renovação da frota

Outro destaque do Projeto Nova RMTC é a renovação da frota do transporte público. Serão adquiridos mais de 1,5 mil veículos novos, todos equipados com ar-condicionado, sendo 190 deles elétricos. Em 2025, serão entregues 151 ônibus super padron movidos a diesel com menor emissão de poluentes e 49 ônibus elétricos. Em 2024, foram entregues 14 ônibus elétricos, 132 ônibus convencionais e 50 veículos super padron com tecnologia Euro VI.

O projeto também prevê melhorias nos cerca de 7 mil pontos de ônibus que compõem o sistema de transporte da Região Metropolitana. Em 2024, mais de 5 mil pontos foram construídos, reformados ou mantidos, e 1.720 receberam sinalização com placas de identificação. Essas melhorias visam aumentar a eficiência e a acessibilidade do sistema de transporte público.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp