Press "Enter" to skip to content

Carnaval acende alerta para cardíacos; saiba como prevenir ataques

Última atualização 14/02/2023 | 17:54

O Carnaval está chegando, e as festas prometem ser agitadas como sempre. Porém, para aproveitá-las com responsabilidade, é necessário seguir algumas medidas para cuidar também da saúde. Por isso, o Diário do Estado (DE) conversou com o cardiologista Leonardo Sara e a nutricionista Ursula Fernandes, que forneceram recomendações de cuidados que as pessoas precisam ter antes das festas.

As recomendações do cardiologista

O feriado de Carnaval para muitas pessoas pode ser apenas um feriado de descanso, mas tradicionalmente é uma data propícia para festas. Por isso, muitos se submetem a um grande esforço físico, como pular o Carnaval durante algumas horas e ter exposição prolongada ao calor.

“Tudo isso leva a um estresse do organismo e do sistema cardiovascular que pode, naqueles indivíduos que não estão com a saúde em dia, que têm outros fatores de risco, doença subclínica, ou seja, doença cardiovascular que está ali silenciosa, não diagnosticada, tudo isso pode provocar sintomas e precipitar em alguns eventos cardiovasculares que podem inclusive serem ameaçadores à vida”, destaca Leonardo Sara.

Portanto, o médico diz que as pessoas precisam tomar algumas precauções para curtir o Carnaval sem medo. Uma das primeiras coisas é evitar os excessos, como ficar exposto prolongadamente a ambientes com muito calor, evitar desidratação.

Outra coisa é respeitar os seus limites. O indivíduo precisa, ao longo dessas atividades, descansar quando se sentir cansado, procurar dormir bem e ter um sono reparador.

“E quanto ao tempo de realização de exames para ter segurança, é claro, a prioridade é sempre a saúde. Então, há tempo para procurar seu cardiologista, fazer sua avaliação de saúde, tanto física, em outros aparelhos, quanto à saúde cardiovascular, porque isso servirá não apenas para o período de Carnaval, mas também para toda a vida, é algo importante para a saúde no longo prazo”, prossegue o cardiologista.

Algumas patologias que podem ser perigosas são oscilações de pressão arterial, crises hipertensivas, desmaios, arritmias cardíacas e o infarto do miocárdio.

As recomendações da nutricionista

De acordo com a nutricionista Ursula Fernandes, é fundamental intercalar junto ao consumo de álcool muita água, pois a bebida alcoólica desidrata o corpo muito rapidamente. Para evitar ficar embriagado, outra dica é investir em água de coco ou suco de fruta. Isso vai restabelecer a glicemia, evitando a embriaguez.

“O ideal é que você mantenha o seu corpo em perfeitas condições fisiológicas para isso. Logo cedo, antes da folia, prepare-se para fazer uma refeição leve e cheia de energia. Pães integrais, iogurtes, frutas ricas em água e leite são ótimos para essa fase. São alimentos ricos em fibras, proteínas e vitaminas, além de possuírem fontes energéticas naturais e mais leves do que as que são encontradas em produtos industrializados”, afirma Ursula.

Depois da festança de Carnaval, a dica é investir em alimentos que vão atuar no processo de desintoxicação do fígado. Entre eles, estão couve, brócolis, rúcula, agrião, chá de boldo que você pode beber gelado com folhas de hortelã ou suco de limão. Invista também em frutas ricas em vitamina C, como laranja, kiwi, caju, acerola e manga.