Programa 3 º Turno da Saúde ultrapassa 11 mil atendimentos

Idealizado pelo governador, José Eliton, o programa, 3° Turno da Saúde, tem apenas dois meses de existência, e já alcançou  11.108 atendimentos, sendo 543 cirurgias, 5.878 exames e 4.687 consultas. Segundo o governador, o objetivo é alcançar 100 mil procedimentos até o final do ano, e zerar fila de espera pelas cirurgias eletivas e por determinadas especialidades.

Pensando na real necessidade da população, o 3º Turno foi  implantado, no dia 23 de abril e nove dos dezessete hospitais da rede pública estadual realizam os procedimentos. Os atendimentos do turno extra acontece, de segunda-feira a sexta-feira, das 18 às 23 horas, e aos sábados, com horário estabelecido pela direção de cada unidade.

O programa integra 18 especialidades médicas, dez especialidades cirúrgicas e 13 tipos de exames de imagem. Entre as cirurgias realizadas estão plásticas reconstrutoras, gerais, de proctologia, urologia, ortopedia e cardiologia. Os exames realizados reúnem ecodoppler, doppler, eletroencefalograma e teste ergométrico. Já as consultas são das especialidades de ortopedia, cardiologia, vasculares e outras.

Lindomar Freitas, radialista, foi um dos beneficiados pelo novo turno da saúde pública estadual, ao ser submetido a uma cirurgia de quadril no HGG. “Tanto eu quanto os colegas que estavam preparados para cirurgia elogiamos a iniciativa”, afirmou, todo contente. A dona de casa Fátima Pereira diz que o atendimento foi primordial para adiantar a cirurgia que esperava. “Hoje, vou para minha casa realizada. Realizei a operação e já estou de alta”, conta, animada.

As unidades estruturaram esse turno para dar vazão à demanda de pacientes que estão na regulação do SUS aguardando procedimentos eletivos, de todos os municípios goianos. Esses pacientes são chamados pelas unidades de saúde da rede própria da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A prioridade para iniciar a chamada dos pacientes é por tempo de espera.

 

Hospitais públicos estaduais que atendem também no 3º Turno

 

HGG – Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi

HDT – Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad

CRER – Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo

HUAPA – Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada

HMI – Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento

HUTRIN- Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos

HDS – Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta

HUANA – Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo

HEELJ – Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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