Programa Acelera GO tem novo edital

Solenidade realizada no HUB Goiás, em Goiânia, marca lançamento de novo edital para apoio a startups (Foto: Secti)

O Governo de Goiás lança a segunda etapa do Programa Acelera GO Powered by InovAtiva, que irá apoiar, de maneira gratuita, até 25 novos negócios inovadores no estado. A participação é aberta a soluções em produtos, processos ou serviços, em qualquer área de atuação, que estejam nas fases de criação, ideação ou validação.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 19 de julho pelo site Acelera GO.

Os projetos selecionados participarão de ciclo de atendimento de aproximadamente 14 semanas, ao longo das quais terão acesso a serviços de capacitação e treinamento em empreendedorismo e inovação, mentorias especializadas com profissionais experientes e ferramentas de apoio para converter ideias inovadoras em soluções com viabilidade junto ao mercado. Não é necessário ter registro de CNPJ para participar.

ACELERA GO

Na etapa final, os participantes que concluírem a preparação terão oportunidade de apresentar seus projetos de negócios em evento de conexão para potenciais parceiros comerciais, clientes, investidores e outros atores.

“Na primeira etapa do programa, em 2023, recebemos 130 inscrições de 17 municípios do estado, dos quais foram selecionados 35 negócios de 19 segmentos de atuação, indo de inteligência artificial, nanotecnologia e sistemas autônomos a tecnologias sustentáveis e verdes, e biotecnologia”, diz José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O Acelera GO Powered by InovAtiva é executado pela Secti Goiás, via Fundação de Amparo à Pesquisa em Goiás (Fapeg) e Hub Goiás, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Sebrae e Fundação Certi. Desde 2023, Estado, por meio da Secti, lançou quatro programas de apoio a novos negócios inovadores, dando suporte a quase cem startups.

Serviço
Assunto: Programa Acelera GO Powered by InovAtiva recebe inscrições
Quando: até 19/07
Onde: www.inovativa.online/powered-by-inovativa/acelerago

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Estudantes do Cepi de Goiânia brilham na Olimpíada de Inteligência Artificial

Os alunos do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professor Joaquim Carvalho Ferreira, de Goiânia, alcançaram um feito notável ao conquistar o 1º e 3º lugares na Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada, realizada durante a Campus Party 2024, entre os dias 28 e 30 de novembro. A competição foi promovida pelo Governo de Goiás, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Centro de Competências Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKcIT) e o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA).

Voltada para alunos do Ensino Médio, a iniciativa capacitou os jovens em Inteligência Artificial, desenvolvendo soluções alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os participantes abordaram temas essenciais, como erradicação da pobreza, fome zero e saúde e bem-estar.

Ganhadores do Prêmio

A competição, com duração de três dias, contou com diferentes desafios a cada dia. A equipe campeã do segundo dia, denominada Ravens e liderada pela aluna Eloise Carvalho, apresentou um projeto que utilizou inteligência artificial para otimizar a gestão de pequenas empresas, focando em padarias. A solução proposta prevê a necessidade de insumos, identifica os produtos mais consumidos e otimiza o gerenciamento dos estoques, resultando em maior eficiência e lucro. Essa proposta foi destacada pela sua aplicabilidade prática e impacto positivo no setor.

O 3º lugar foi conquistado pela equipe Oito Bits, representada por Allan Jorge Kury de Andrade. O grupo desenvolveu um sistema baseado em inteligência artificial para fortalecer o relacionamento entre clientes e empresas, oferecendo ferramentas acessíveis que personalizam a experiência do cliente e ampliam a competitividade de pequenas empresas no mercado.

Essa competição reflete o compromisso do Governo de Goiás em promover a inovação tecnológica e a formação de novos talentos. Iniciativas como a Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada, realizada pela primeira vez no estado, contribuem para preparar os jovens goianos para os desafios do futuro. A Campus Party, um evento consolidado no calendário de inovação do estado, mais uma vez destacou o potencial dos estudantes e sua capacidade de criar soluções criativas e impactantes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp