A Prefeitura de Goiânia vai doar mais de 5 mil toneladas de fios às cooperativas de reciclagem da Capital. O material foi repassado à Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) pelas equipes do Programa Cidade Segura, que está retirando dos postes da cidade toda fiação de energia e de telecomunicações excedente e em desuso. O projeto foi iniciado em 16 de agosto e já passou pelo Jardim Europa, Vila Mutirão e Setor Campinas.
“Os fios soltos de postes são um problema que perdura há décadas na cidade. Energizados, podem provocar choques. E, mesmo sem energia, se enroscam em motociclistas e ciclistas e favorece acidentes. Finalmente, um prefeito teve coragem para resolver a questão, que causa insegurança a todos”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.
O Programa Cidade Segura é uma parceria entre Prefeitura de Goiânia e Ministério Público de Goiás (MP-GO), com apoio de empresas de telecomunicações e da Equatorial, que visa identificar, regularizar e eliminar a fiação morta na Capital.
“Toda fiação recebida será encaminhada às cooperativas parceiras da Prefeitura cadastradas no programa Goiânia Coleta Seletiva, beneficiando centenas de famílias que vivem da reciclagem”, ressalta Alisson Borges, lembrando que o Cidade Segura vai se estender a todos os bairros de Goiânia ao longo dos próximos meses.