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Programa de Acolhimento ao Servidor chega a 1.250 atendimentos

Última atualização 04/01/2023 | 11:05

O Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS), do Governo de Goiás, alcançou, ao final de 2022, a marca de 1.250 atendimentos desde a sua criação, em setembro de 2020. Planejado para ofertar atendimento psicossocial aos servidores, em razão das dificuldades emocionais ocasionadas durante a pandemia da Covid-19, o programa ganhou corpo principalmente no último ano, quando foram realizados 1.050 atendimentos.

“O serviço foi criado no auge da crise sanitária, mas de lá para cá percebemos a sua importância e contribuição na manutenção da saúde mental do servidor – fator decisivo para o desenvolvimento de suas atividades laborais e a qualidade das entregas feitas ao cidadão”, avalia o secretário de Estado da Administração, Alexandre Demartini. O serviço é coordenado pela Diretoria Executiva de Saúde e Segurança do Servidor, unidade vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead).

O PAS consiste na oferta de atendimento psicológico on-line, direcionado aos servidores do Poder Executivo, buscando, por meio de acolhimento de curta duração, proporcionar apoio psicológico e orientações. O tratamento oferecido tem caráter focal, com cerca de cinco sessões. A iniciativa, inclusive, foi destaque em 2022, em matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo que citava estados e municípios que criaram programas de assistência psicológica a servidores públicos.

O acolhimento é conduzido por psicólogos, que garantem o sigilo ético e a privacidade, de acordo com as exigências do Conselho Federal de Psicologia (CFP). O objetivo é promover um momento de escuta e apoio emocional, favorecendo o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento a momentos de dificuldades. O foco não precisa ser, necessariamente, problemas relacionados ao trabalho, mas qualquer necessidade emocional do servidor.

Desde o início dos atendimentos, o programa já atendeu servidores com histórico de afastamentos do trabalho, que voltaram a exercer suas atividades, graças às orientações recebidas. Também houve casos em que foi identificada a necessidade de encaminhamento para outros tipos de tratamentos, mais adequados às dificuldades apresentadas pelo servidor.

Para ter acesso ao serviço, o servidor deve entrar em contato com a Central de Atendimento do PAS, pelo WhatsApp ou ligação, no telefone (62) 98328-0572. Os agendamentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.