Programa de Castração é lançado com participação de alunos da Una Itumbiara

Ao todo, o Programa de Castração prevê 2.500 atendimentos em 2024

O controle da população de cães e gatos de rua e o enriquecimento na formação de futuros veterinários são os pilares do Programa de Castração, idealizado pela administração municipal, em parceria com o Centro de Atenção à Saúde Animal de Itumbiara (CasaPet) e a Una Itumbiara – Ecossistema Ânima. A iniciativa é gratuita e ocorre desde 2021. Para este ano, haverá ampliação para protetores independentes cadastrados no CasaPet, e a participação dos estudantes.

O evento de inauguração ocorrerá na segunda-feira, 27, a partir das 9h, no Palácio das Águas, situado na Avenida Beira Rio, 343 – bairro Nova Aurora. (Confira abaixo os requisitos e prioridades para participação). A expectativa é de, semanalmente, atender 20 animais no Centro de Zoonoses e outros 20 procedimentos ocorrerão em quatro clínicas credenciadas.

Ao todo, o Programa de Castração prevê 2.500 atendimentos em 2024. O trabalho é reforçado com a participação de estagiários contratados pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Goiás), atuando desde a inscrição dos animais até o acompanhamento das cirurgias. Os alunos de Medicina Veterinária da Una Itumbiara terão a oportunidade de aprendizado prático, acompanhando as castrações e conhecendo de perto as técnicas de pré e pós-operatório.

Ampliando a eficácia da ação, a parceria engloba, também, lojas do segmento pet que auxiliam nas feirinhas de doações de pets e em campanhas de doação de rações.

Quem pode participar?

– Protetores independentes com tutela com mais de 30 animais; com comprovação por foto ou cartão de vacina;
– Protetores de colônias de animais em situação de rua com tutela com mais de 15 animais;
– Animais não-castrados doados através do Centro de Zoonoses;

Requisitos do tutor dos animais

– Maior de 18 anos;
– Residir no município de Itumbiara;
– Realizar cadastro na CasaPet: apresentar cópias RG, CPF e comprovante de endereço;
– Cadastro no CadÚnico;

Requisitos para castração

– Animal saudável;
– Idade do animal entre 8 meses e 8 anos;
– Cadastro do animal junto à CasaPet: cópia do cartão de vacina atualizado e foto do animal encaminhada via Whatsapp (64) 99660-6352.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos