Programa de Castração é lançado com participação de alunos da Una Itumbiara

Ao todo, o Programa de Castração prevê 2.500 atendimentos em 2024

O controle da população de cães e gatos de rua e o enriquecimento na formação de futuros veterinários são os pilares do Programa de Castração, idealizado pela administração municipal, em parceria com o Centro de Atenção à Saúde Animal de Itumbiara (CasaPet) e a Una Itumbiara – Ecossistema Ânima. A iniciativa é gratuita e ocorre desde 2021. Para este ano, haverá ampliação para protetores independentes cadastrados no CasaPet, e a participação dos estudantes.

O evento de inauguração ocorrerá na segunda-feira, 27, a partir das 9h, no Palácio das Águas, situado na Avenida Beira Rio, 343 – bairro Nova Aurora. (Confira abaixo os requisitos e prioridades para participação). A expectativa é de, semanalmente, atender 20 animais no Centro de Zoonoses e outros 20 procedimentos ocorrerão em quatro clínicas credenciadas.

Ao todo, o Programa de Castração prevê 2.500 atendimentos em 2024. O trabalho é reforçado com a participação de estagiários contratados pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Goiás), atuando desde a inscrição dos animais até o acompanhamento das cirurgias. Os alunos de Medicina Veterinária da Una Itumbiara terão a oportunidade de aprendizado prático, acompanhando as castrações e conhecendo de perto as técnicas de pré e pós-operatório.

Ampliando a eficácia da ação, a parceria engloba, também, lojas do segmento pet que auxiliam nas feirinhas de doações de pets e em campanhas de doação de rações.

Quem pode participar?

– Protetores independentes com tutela com mais de 30 animais; com comprovação por foto ou cartão de vacina;
– Protetores de colônias de animais em situação de rua com tutela com mais de 15 animais;
– Animais não-castrados doados através do Centro de Zoonoses;

Requisitos do tutor dos animais

– Maior de 18 anos;
– Residir no município de Itumbiara;
– Realizar cadastro na CasaPet: apresentar cópias RG, CPF e comprovante de endereço;
– Cadastro no CadÚnico;

Requisitos para castração

– Animal saudável;
– Idade do animal entre 8 meses e 8 anos;
– Cadastro do animal junto à CasaPet: cópia do cartão de vacina atualizado e foto do animal encaminhada via Whatsapp (64) 99660-6352.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Estudantes do Cepi de Goiânia brilham na Olimpíada de Inteligência Artificial

Os alunos do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professor Joaquim Carvalho Ferreira, de Goiânia, alcançaram um feito notável ao conquistar o 1º e 3º lugares na Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada, realizada durante a Campus Party 2024, entre os dias 28 e 30 de novembro. A competição foi promovida pelo Governo de Goiás, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Centro de Competências Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKcIT) e o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA).

Voltada para alunos do Ensino Médio, a iniciativa capacitou os jovens em Inteligência Artificial, desenvolvendo soluções alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os participantes abordaram temas essenciais, como erradicação da pobreza, fome zero e saúde e bem-estar.

Ganhadores do Prêmio

A competição, com duração de três dias, contou com diferentes desafios a cada dia. A equipe campeã do segundo dia, denominada Ravens e liderada pela aluna Eloise Carvalho, apresentou um projeto que utilizou inteligência artificial para otimizar a gestão de pequenas empresas, focando em padarias. A solução proposta prevê a necessidade de insumos, identifica os produtos mais consumidos e otimiza o gerenciamento dos estoques, resultando em maior eficiência e lucro. Essa proposta foi destacada pela sua aplicabilidade prática e impacto positivo no setor.

O 3º lugar foi conquistado pela equipe Oito Bits, representada por Allan Jorge Kury de Andrade. O grupo desenvolveu um sistema baseado em inteligência artificial para fortalecer o relacionamento entre clientes e empresas, oferecendo ferramentas acessíveis que personalizam a experiência do cliente e ampliam a competitividade de pequenas empresas no mercado.

Essa competição reflete o compromisso do Governo de Goiás em promover a inovação tecnológica e a formação de novos talentos. Iniciativas como a Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada, realizada pela primeira vez no estado, contribuem para preparar os jovens goianos para os desafios do futuro. A Campus Party, um evento consolidado no calendário de inovação do estado, mais uma vez destacou o potencial dos estudantes e sua capacidade de criar soluções criativas e impactantes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp