Programa deve capacitar 40 mil trabalhadores no estado

Objetivo é oferecer a oportunidade de qualificação por intermédio de cursos de formação profissional.

A Assembleia Legislativa aprovou uma lei de iniciativa da Governadoria do Estado, gestada na Superintendência Executiva do Trabalho da Secretaria Cidadã, que institui o Programa Qualifica Goiás (PQG). O texto seguiu para sanção do governador Marconi Perillo.

O objetivo do Qualifica Goiás é oferecer a oportunidade de qualificação ao trabalhador goiano por intermédio de cursos de formação profissional, nas modalidades de ensino à distância e também presencial.

De acordo com o superintendente executivo do Trabalho, da Secretaria Cidadã, Jaime Bueno, a meta é qualificar 40 mil trabalhadores até dezembro de 2018. “Temos como objetivo atender tanto as pretensões dos trabalhadores quanto as demandas do mercado de trabalho dos setores do comércio, serviço, turismo bem como também a área da tecnologia da informação”, esclarece.

A secretária Lêda Borges explica que as vagas nos cursos destinam-se preferencialmente aos beneficiários do Programa Seguro Desemprego, do Ministério do Trabalho, aos trabalhadores cadastrados no sistema de intermediação de mão de obra do Sine Goiás, aos integrantes dos programas sociais do Governo de Goiás e aos jovens de família de baixa renda em busca do primeiro emprego.

Para execução da primeira fase do Qualifica Goiás, será aberto ainda este ano, um crédito especial da ordem de 600 mil reais, o recurso será disponibilizado para o Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege Goiás) que financiará a execução das ações de qualificação.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos