Programa Goiás na Frente irá recapear 110 ruas da Cidade de Goiás

Durante a celebração dos 291 anos da Cidade de Goiás, e da transferência dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o governador José Eliton, a prefeita Selma Bastos e comitiva visitaram as obras do programa Goiás na Frente, coordenado pela Secretaria de Governo (Segov), nesta quarta-feira, 25 de julho.

A cidade de Goiás firmou convênio com o governo do Estado da ordem de R$ 5 milhões para recapeamento asfáltico. De acordo com a prefeita Selma Bastos, 110 ruas do município serão recapeadas. Além disso, os dois distritos de Cacilândia e de Colônia de Uvá também receberão um quilômetro cada, de malha asfáltica.

“Temos muito a festejar na cidade de Goiás, as pessoas estão se sentindo contempladas, e o governador José Eliton tem um carinho enorme por nossa cidade”, afirmou a prefeita Selma Bastos.

A estudante e empresária Andrielle Moura Oliveira, 19 anos, conta que seu pai montou uma loja de moda há dois anos para ela e sua irmã Marielle Moura, 21 anos, administrarem no setor Aeroporto, um dos bairros contemplados pelo programa Goiás na Frente. Segundo Andrielle, a poeira e os buracos atrapalhavam seu comércio, antes do recapeamento asfáltico.

“Essa obra foi muito, muito importante. Eu vejo que o asfalto representa sua ida até um lugar. Se ele está esburacado, ruim, as pessoas nem gostam de andar por aqui. Eu falava gente chegou novidade na minha loja, vai lá. As minhas amigas falavam que as ruas estavam muito ruins, cheias de buracos. Agora todo mundo vem”, conta Andrielle.

Outro comerciante do setor Aeroporto e que também está satisfeito com o asfalto é Barsanulfo Fernandes, 39 anos. Segundo ele, o movimento em sua mercearia e lanchonete aumentou após o serviço de recapeamento.

“Foi muito importante essa pavimentação é um progresso muito grande, todo mundo ficou muito sensibilizado com essa obra. A melhora foi visível, ampliou (as vendas) porque fica mais fácil o acesso pro pessoal vir. Com esse dinheiro (5 milhões) vai dar pra asfaltar a cidade toda”, diz Fernandes.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Israel ataca aeroporto no Iêmen com diretor da OMS presente no local

Israel realizou ataques aéreos nesta quinta-feira, 26, contra o aeroporto internacional de Sanaa, capital do Iêmen, e outros alvos controlados pelos rebeldes huthis. As operações, que deixaram pelo menos seis mortos, ocorreram após os disparos de mísseis e drones pelos huthis contra Israel. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o objetivo dos ataques é enfraquecer o que chamou de “eixo do mal iraniano”.

Os bombardeios atingiram o aeroporto de Sanaa e a base aérea de Al Dailami, além de instalações militares e uma usina de energia em Hodeida, no oeste do país. Testemunhas relataram ao menos seis ataques no aeroporto, enquanto outros alvos incluíram portos nas cidades de Salif e Ras Kanatib. Segundo o Exército israelense, as estruturas destruídas eram usadas pelos huthis para introduzir armas e autoridades iranianas na região.

Durante o ataque ao aeroporto de Sanaa, o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, estava presente. Apesar dos danos e vítimas relatados, Tedros afirmou estar “são e salvo”. No entanto, um membro da tripulação de seu avião ficou ferido. A comitiva da OMS e da ONU que o acompanhava não sofreu ferimentos graves.

O Irã, aliado dos huthis, condenou os ataques israelenses, classificando-os como um “crime” e uma violação da paz internacional. Os rebeldes huthis também denunciaram os bombardeios, chamando-os de uma “agressão contra todo o povo iemenita”.

Desde 2014, os huthis controlam grande parte do Iêmen, incluindo Sanaa, após a derrubada do governo reconhecido internacionalmente. A guerra, que se intensificou com a intervenção de uma coalizão liderada pela Arábia Saudita, transformou o conflito em uma das maiores crises humanitárias do mundo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp