Última atualização 10/10/2024 | 14:47
O Programa Meninas de Luz, uma iniciativa do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), foi reconhecido nacionalmente pelo Criança Esperança, projeto promovido pela TV Globo em parceria com a Unesco.
Entre diversas iniciativas de todo o país, o Programa foi selecionado com o projeto Redes de Histórias, que proporcionará vivências literárias com jovens mães em vulnerabilidade social atendidas no Centro da Juventude Tecendo o Futuro, em Goiânia.
O reconhecimento destinará R$ 100 mil em recursos para que o projeto passe a integrar a gama de ações oferecidas pelo Governo do Estado, por meio do Meninas de Luz.
A coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado, comemorou o reconhecimento e destacou a importância do trabalho social desenvolvido pelo Governo de Goiás.
“Esse reconhecimento é a prova de que o cuidado que o Goiás Social e a OVG têm com a nossa juventude está fazendo a diferença. O Meninas de Luz transforma vidas, oferecendo apoio, acolhimento e oportunidades para adolescentes e jovens mães em situação de vulnerabilidade”, disse Gracinha.
Segundo a coordenadora, esse recurso vai fortalecer ainda mais o trabalho e impactar positivamente essas meninas e seus bebês através desse projeto inovador que é o Redes de Histórias.
Redes de Histórias
Com o investimento do Criança Esperança, o Programa Meninas de Luz, que já realizou mais de 12 mil atendimentos a jovens mães desde 2019, expandirá suas atividades com a criação do Redes de Histórias.
O valor será aplicado na criação de oficinas de convivência e aprendizado no Centro da Juventude Tecendo o Futuro, em Goiânia, onde as participantes poderão ter acesso à literatura infantil qualificada e explorar temas relevantes relacionados à maternidade, à cultura e à cidadania em encontros semanais.
Meninas de Luz
Mantido pelo Goiás Social e pela OVG, o Programa Meninas de Luz oferece atendimento gratuito a jovens gestantes e seus bebês de até um ano de idade. O programa, que atende uma média mensal de 188 meninas, oferece desde apoio emocional, acompanhamento socioassitencial e psicossocial, até capacitações profissionais, promovendo a inclusão social dessas jovens.
A iniciativa ainda doa kits de enxoval completos para bebês, que incluem bolsa, fraldas, roupinhas e itens de higiene pessoal. O objetivo principal é proporcionar a essas meninas condições de criar seus filhos com dignidade e romper o ciclo de pobreza e exclusão.
Entre as muitas jovens impactadas por essas iniciativas está Maria Vitória, de 18 anos. Moradora de Trindade, na região metropolitana de Goiânia, ela enfrentou grandes desafios ao descobrir uma gestação não planejada.
Sem apoio emocional e financeiro, e sem ter concluído a escola, ela viu sua vida mudar de forma inesperada. O Programa Meninas de Luz, no entanto, ofereceu a ela um porto seguro. Ali, Maria Vitória encontrou suporte emocional, participando de oficinas socioeducativas e atividades que a ajudaram a se preparar para a maternidade.
“O Meninas de Luz mudou minha vida. Aqui, encontrei um lugar onde não sou julgada, mas acolhida. Meu filho terá uma mãe mais forte e preparada, porque eu não estou mais sozinha”, disse Maria Vitória, que pegava quatro ônibus para chegar aos encontros do programa, mas nunca deixou que a distância fosse um empecilho.
No Meninas de Luz, ela participou de exposições fotográficas e eventos como o Amarê Fashion, que a ajudaram a fortalecer sua autoestima e laços comunitários. Hoje, Maria Vitória se prepara para realizar o sonho de cursar Enfermagem, após ser beneficiada com uma bolsa de estudos para o ensino superior do Programa Universitário do Bem (ProBem), também oferecido pela OVG e pelo Goiás Social.
“É por cada uma dessas jovens que lutamos diariamente, para que tenham a chance de reescrever suas histórias e oferecer um futuro melhor para seus filhos, como a Maria Vitória que hoje nos enche de orgulho”, finalizou Gracinha Caiado.