Jornal Diário do Estado

Programa Meninas de Luz incentiva a amamentação

Projeto é uma iniciativa do Estado e OVG

O Programa Meninas de Luz é uma iniciado do Governo do Estado desenvolvida pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O projeto orienta adolescentes e jovens gestantes, em situação de vulnerabilidade social, em relação a importância da amamentação para a saúde física e mental do bebê. 

Nas reuniões acontecem palestras e rodas de bate-papo, as grávidas recebem informações sobre os benefícios do aleitamento materno, e como tornar esse momento especial. As orientações são dadas por equipes de multiprofissionais, que reforçam a importância da interação entre mãe e filho.

A psicóloga  do Programa Meninas de Luz, Cristiane Ferreira Sacconi, explica que as pesquisas apontam que o aleitamento materno cria um vínculo que faz o bebê se sentir seguro.

A nutricionista da OVG, Lohanne Castro, acrescenta que o leite materno aumenta a imunidade do bebê, pois possui todos nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança em quantidades e formas certas.

A odontopediatra Silvia Spechoto explica que o movimento de sucção que os bebês fazem durante a amamentação auxilia na formação da arcada dentária para que os dentes nasçam na posição certa.