Programa Novos Caminhos abre inscrições para cursos técnicos gratuitos e com auxílio de bolsa

Os cursos técnicos em logística, recursos humanos e administração estão com inscrições abertas no Programa Novos Caminhos. São 50 vagas para cada uma das áreas e as inscrições são feitas pela internet, até 30 de janeiro. Podem participar pessoas acima de 16 anos que já concluíram ou estejam cursando o Ensino Médio.

Os estudantes receberão bolsa estudantil no valor de R$ 5 hora/aula, para custear os encontros na unidade escolar. Nesse sentido, as aulas serão de forma híbrida: 80% pela internet, por meio da plataforma EAD do governo estadual e 20% presencial, na Escola do Futuro Luiz Rassi, em Aparecida de Goiânia.

As aulas começam dia 7 de fevereiro. O Programa Novos Caminhos é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o governo de Goiás e tem objetivo de qualificar profissionalmente jovens e adultos.

Inscrições e resultados

Para se inscrever, é preciso morar em Goiás, ter uma conta Gmail e conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal. O candidato deve escolher uma vaga em apenas um dos cursos ofertados.

No momento da inscrição, é exigida documentação: RG (órgão expedidor e data expedição), CPF, comprovante de endereço (atualizado), comprovante de escolaridade (certificado de conclusão do Ensino Fundamental II e histórico e/ou certificado de conclusão do Ensino Médio e histórico e/ou declaração de matrícula no Ensino Médio, caso ainda esteja cursando).

Clique aqui para se inscrever.

A lista dos candidatos contemplados e do cadastro será divulgada dia 1 de fevereiro. Se o número de inscritos for maior que o de vagas, o critério de seleção será por idade, com prioridade para os que forem mais velhos.

Clique aqui para acessar o site onde será divulgada o resultado.

Para sanar dúvidas, é possível entrar em contato com a coordenação do programa:

Telefone: (62) 3201-5158 ou pelo e-mail
E-mail [email protected]

Cursos

Técnico em Logística
Vagas: 50
Carga horário: 800 horas
Escolaridade: Ensino Médio (a partir do 2º ano), cursando e/ou completo.]
Idade mínima: 16 anos

Técnico em Recursos Humanos
Vagas: 50
Carga horária: 800 horas
Escolaridade: Ensino Médio (a partir do 2º ano), cursando e/ou completo.]
Idade mínima: 16 anos

Técnico em Administração
Vagas: 50
Carga horária: 1.000 horas
Escolaridade: Ensino Médio (a partir do 2º ano), cursando e/ou completo.]
Idade mínima: 16 anos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Acidente na GO- 217 entre caminhão e carro deixa três vítimas fatais

Na tarde de sexta-feira, 20, o Corpo de Bombeiros de Goiás foi acionado para atender a um grave acidente envolvendo uma colisão frontal entre um caminhão e um carro de passeio. O incidente ocorreu na GO-217, em Caldas Novas, no sul goiano.

De acordo com o condutor do caminhão, chovia intensamente no momento do acidente, o que contribuiu para o veículo de passeio aquaplanar e colidir frontalmente com o caminhão. Esta combinação de fatores climáticos e rodoviários provou ser fatal.

Infelizmente, o acidente resultou em três óbitos. Uma mulher adulta, de 29 anos, um homem adulto (condutor do carro), de 29 anos, e uma criança do sexo feminino, de 8 anos, perderam a vida no local do incidente. Além disso, uma criança do sexo masculino, de 4 anos, foi transportada em estado grave pelo SAMU de Piracanjuba.

Os dois adultos no carro ficaram presos às ferragens e foram resgatados pelas equipes da 25ª CIBM. Os corpos das vítimas, os veículos e os documentos ficaram sob os cuidados da equipe da Polícia Rodoviária Estadual de Caldas Novas, que está investigando as circunstâncias do acidente.

Condições adversas de trânsito

A intensa chuva e a aquaplanagem do veículo de passeio foram identificados como os principais fatores que contribuíram para a colisão. Essas condições adversas de trânsito destacam a importância da prudência e da atenção redobrada ao dirigir em condições climáticas desfavoráveis.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp