Press "Enter" to skip to content

Programa Passe Livre do Trabalhador vence premiação nacional

Última atualização 25/06/2023 | 10:10

O programa Passe Livre do Trabalhador, do Governo de Goiás, venceu a Premiação Nacional de Mobilidade Urbana na categoria “Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam”, nesta sexta-feira, 23, em solenidade realizada em São Paulo.

A premiação integra a conferência do Parque da Mobilidade Urbana, que congrega players da iniciativa privada e do poder público em busca de soluções para a eficiência dos transportes.

Goiás também levou o prêmio na categoria de “Inovação Privada em Mobilidade Urbana”, como a bilhetagem urbana mais inovadora do Brasil. Ao todo, 227 iniciativas públicas e privadas foram inscritas, sendo 30 delas selecionadas para figurar entre os finalistas.

RECONHECIMENTO

Sobre o programa Passe Livre do Trabalhador e o reconhecimento nacional, o governador Ronaldo Caiado comemora e destaca a importância da iniciativa:

“Ofertamos algo inédito, sem precedentes no país. Acredito que outros estados vão copiar. Degrau a degrau, atingimos a população, que passa a acreditar nesta transformação”.

Para o secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), Adriano da Rocha Lima, o prêmio é um reconhecimento ao esforço do Governo de Goiás em pensar o transporte coletivo como uma política pública inclusiva, com o olhar da mobilidade como um serviço prestado ao cidadão.

“Ter um programa de ampliação de viagens aos trabalhadores usuários do sistema sendo reconhecido nacionalmente é a confirmação de que estamos no caminho certo ao implementarmos novas modalidades de bilhetagens mais flexíveis e econômicas ao cidadão”, avalia.

PASSE LIVRE DO TRABALHADOR

Lançado em maio de 2022– em pleno mês do trabalhador–, o Passe Livre do Trabalhador concede até oito viagens diárias ao mês, incluindo finais de semana e feriados, ampliando em seis viagens as duas que eram comumente oferecidas pelo empregador aos seus funcionários.

Mesmo com o acréscimo diário de seis passagens, o valor final ao empregador foi 20% menor ao pago atualmente pelas duas passagens, graças ao subsídio oferecido pelo Governo de Goiás em parceria com os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.

O último levantamento feito pela Câmara Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) mostrou que, nos três primeiros meses de 2023, foram realizadas mais de 500 mil viagens por esse meio de bilhetagem ao mês, somando 1,75 milhões de ativações de janeiro a março de 2023 pelo Passe Livre do Trabalhador.