O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), abriu inscrições para os cursos do programa Start, sigla para Seguir Transformando Através da Robótica e outras Tecnologias. O prazo para as inscrições segue até 7 de outubro de 2024, e as inscrições podem ser feitas pelo link: abre.go.gov.br/start.
O programa Start oferece laboratórios que visam introduzir crianças e jovens, com idades entre 8 e 20 anos, no mundo da robótica e tecnologia. O programa reserva 50% das vagas para meninas e tem preferência para alunos de escolas públicas, promovendo inclusão e equidade no setor tecnológico.
Os laboratórios estão distribuídos em 21 cidades goianas, incluindo a capital, Goiânia, e outras cidades como Alto Paraíso de Goiás, Anápolis, e Aparecida de Goiânia. “Nossa intenção é proporcionar a essas crianças e jovens, muitas vezes de baixa renda, uma introdução ao mundo da tecnologia, mostrando que esse é um caminho possível. No curso, elas vão aprender a mexer com equipamentos de ponta, como impressoras 3D, drones e óculos de realidade virtual, mas também vão aprender a programar e o mais importante: a pensar em soluções tecnológicas para problemas de suas comunidades”, diz o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.
O curso é dividido em três módulos: Introdutório, com apresentação dos fundamentos da robótica e a introdução a novas tecnologias como impressão 3D; Intermediário, em que serão desenvolvidos projetos mais avançados utilizando as tecnologias abordadas; e Avançado, em que terão espaço aberto para desenvolver projetos que atendam às demandas específicas da comunidade local, focando em soluções práticas e inovadoras.
“Ao reservarmos vagas para meninas, queremos garantir que esses espaços sejam ocupados por elas e, principalmente, criar um sentimento de pertencimento, de modo a contribuir para uma maior equidade de oportunidades entre homens e mulheres no setor tecnológico”, explica a gerente de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secti, Daniele Silva. Ela lembra que o Start está inserido no programa Goianas na Ciência e Inovação, fazendo parte das iniciativas do Governo de Goiás que promovem a inclusão de mais mulheres nos espaços tecnológicos.
Ao todo, são 24 laboratórios presentes em 21 cidades goianas, proporcionando acesso à tecnologia e conhecimento a diversos jovens em situação de baixa renda. As aulas ocorrerão duas vezes por semana, complementadas por um dia de tira-dúvidas, garantindo que os alunos tenham a oportunidade de maximizar seu aprendizado. Além disso, os laboratórios estarão abertos à comunidade nos demais dias da semana, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo.