Programação cultural é atrativo a mais na Romaria do Pai Eterno

A cultura vai estar de mãos dadas com a fé durante a tradicional Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade. Nos dez dias de festividades, os romeiros vão contar com atividades culturais e de entretenimento, como apresentações musicais e exposições, organizadas pelo poder público municipal e entidades privadas.

“Além de toda a programação já organizada pela igreja católica para atender os romeiros, a Prefeitura de Trindade também montou uma grade de shows. Temos ainda pontos turísticos que poderão ser visitados nesses dez dias de romaria. Enfim, Trindade é uma cidade atrativa, que recebe bem e faz questão que todos retornem também em momentos fora da Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno”, afirma o prefeito Marden Júnior.

As apresentações musicais com nomes de peso se somarão aos pontos culturais prontos para visitação dos turistas e fiéis. É o caso da Casa do Artesão, que reúne peças de mais de 20 artistas, entre objetos de crochê, tecido, palha, madeira, imagens sacras, bonecas, garrafas decoradas. Localizado na Escola de Artes no Distrito de Santa Maria, o espaço funcionará de segunda a sexta, das 7h30 às 17h, durante a Romaria.

O Mercado Municipal é outro ponto atrativo da cidade e ficará aberto ao público das 7h às 17h nos dias de festa. Aqueles quiserem ver de perto a beleza e imponência das igrejas, poderão visitar o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, a Igreja Matriz de Trindade, Igreja do Santíssimo Redentor e o Carmelo da Santíssima Trindade e Imaculada Conceição.

Shows

O grande destaque é a apresentação do cantor Roberto Carlos no dia 25 de junho já durante a Romaria do Divino Pai Eterno. Na sequência, sobem ao palco a dupla sertaneja Gian & Giovani em 29 de junho; os sertanejos Di Paullo & Paulino e funkeiro Jiraya Uai no dia 30 e Lauana Prado e o DJ Vinícius Cavalcante no dia seguinte, em 1º de julho. Diariamente também haverá apresentação de Rodrigo Bravo e Juliano Reys.

A entrada para os shows, apesar de gratuita, é paga com uma dose de solidariedade, ou seja, basta levar alimentos não perecíveis. Para receber as doações serão montados locais específicos para as pessoas passarem e já depositarem os produtos.

Tradição

Marcada para acontecer entre 23 de junho a 2 de julho, a festa com investimento de R$ 427 mil do Governo do Estado de Goiás, oriundo do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que concede incentivo mediante abatimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de empresas.

Essa será a primeira Romaria após a pandemia da covid-19, por isso a expectativa da prefeitura é receber ainda mais fiéis na cidade. A previsão é de que a festa religiosa atraia cerca de 3 milhões de pessoas, nos dez dias de evento, com milhares delas percorrendo o trajeto entre Goiânia e Trindade, até o Santuário Basílica, o que equivale a 18 km, para pagar promessas, pedir graças ou agradecer por bênçãos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp