Programação Gratuita em Belém: Exposições e Palestras em Alusão à Revolta da Cabanagem

Exposições, oficinas e palestras marcam programação gratuita em alusão à Revolta da Cabanagem, em Belém

Todos os Museus e Memoriais vinculados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) terão entrada gratuita entre os dias 7 e 12 de janeiro, segundo a Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

1 de 3 Museu do Estado do Pará receberá programação do Preamar. — Foto: Cláudio Santos/Agência Pará

Museu do Estado do Pará receberá programação do Preamar. — Foto: Cláudio Santos/Agência Pará

A partir desta segunda-feira (6) até o dia 31 de janeiro ocorre em Belém o Preamar Cabano, uma programação diversa e gratuita, com exposições, oficinas e palestras em alusão à Revolta dos Cabanagem.

A fundação de Belém, que comemora o aniversário de 409 anos no próximo dia 12 de janeiro, também será destaque no Preamar, gratuito e aberto ao público.

2 de 3 Memorial da Cabanagem em Belém. — Foto: Agência Pará

Memorial da Cabanagem em Belém. — Foto: Agência Pará

Considerada uma das principais revoltas populares realizadas no Brasil, a Revolta da Cabanagem ocorreu entre 1835 e 1840, com a presença de forças reacionárias na então província do Grão-Pará após a proclamação da independência do Brasil.

Entre os dias 7 e 12 de janeiro, todos os Museus e Memoriais vinculados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) terão entrada gratuita, segundo o órgão. São eles:

* Espaço Cultural Casa das Onze Janelas;
* Forte do Presépio;
* Museu de Arte Sacra;
* Museu do Círio;
* Museu da Imagem e Som;
* Palacete Faciola;
* Memorial Amazônico da Navegação;
* Museu de Gemas;
* Memorial da Cabanagem;
* Memorial Verônica Tembé;
* Cemitério da Soledade
* e Museu do Marajó.

PROGRAMAÇÃO PREAMAR CABANO

O Preamar inicia na segunda-feira (6), com a abertura da exposição “Povo Cabano: Registros documentais do Arquivo Público”, no Arquivo Público do Pará, localizado no bairro Campina, e segue até 31 de janeiro, com visitação de segunda a sexta, das 8h às 14h.

3 de 3 Palacete Faciola. — Foto: Leandro Tocantins/Agência Pará

Palacete Faciola. — Foto: Leandro Tocantins/Agência Pará

Nos dias seguintes, terça (7) e quarta-feira (8), ocorrerá a oficina “Leitura e análise de documentos da Cabanagem”, com os professores André Lima, Danielle Moura e Michelle Barros de Queiroz. A ministração será no auditório Eneida de Moraes, no Palacete Faciola, das 9h às 12h.

Ainda na terça-feira (7), ocorre a aula visita e roda de conversa no salão transversal do Museu do Estado do Pará (MEP), em parceria com a Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh). A palestrante será a professora Edilza Fontes, historiadora e secretária adjunta da Seirdh, das 9h às 12h.

✅ Siga o canal do de Pará no WhatsApp

Na quinta-feira (9), às 18h30, será exibido, na programação do canal público do Pará, o curta-metragem “A Cabanagem”, da Secult, feito originalmente para video mapping, com técnicas de animação 2D, 3D e motion design, projetado sobre o Palácio Lauro Sodré, que abriga o MEP.

A animação tem direção de Cássio Tavernard e VJ Lobo. O lançamento ocorreu em 2020, na semana da cabanagem. A Secult também lançou o livro “Memórias da Cabanagem”. O livro e o curta estão disponíveis no portal do órgão, na aba downloads.

No domingo (12), das 9h às 12h, o MEP receberá a aula pública na sala da Conquista, integrando também o Museu de Arte de Belém (MABE) e o Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), além de uma feira de livros em parceria com a Seirdh. A professora Edilza Fontes será a palestrante.

No mesmo dia também será lançada nas redes sociais e no portal da Secult mais um episódio da série Obra Comentada. Desta vez, sobre o “O Altar-Mor da Igreja de Santo Alexandre”, um vídeo explicativo.

Ainda no dia 12 ocorrerá a abertura da exposição “Encontros”, a qual aborda a figura do caboclo plácido e o encontro com a Santa. A abertura será às 10h, no Museu do Círio.

VÍDEOS COM AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO PARÁ

50 vídeos

Confira outras notícias do estado no de Pará.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem morre em acidente após perder controle do carro em Mosqueiro, Belém

Homem morre após perder controle do carro e cair em ribanceira na estrada de Mosqueiro, em Belém

Um homem identificado como Kenderson Moreira Baía, de 37 anos, morreu após um grave acidente de carro na rodovia PA-391, estrada que dá acesso à Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém. O acidente ocorreu na tarde da quarta-feira (08).

Segundo informações de testemunhas à Polícia Militar, Kenderson conduzia o carro em alta velocidade, quando perdeu o controle e colidiu com uma estrutura metálica, após a colisão, o veículo caiu em uma ribanceira.

O acidente ocorreu por volta das 17h. Kenderson ainda chegou a receber os primeiros socorros e foi levado ao Hospital Geral de Mosqueiro, porém não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Científica informou que o corpo de Kenderson está sendo periciado e será liberado para a família.

DE também procurou a Polícia Civil para mais informações sobre o acidente, mas ainda não obteve resposta até a publicação da reportagem.

A comunidade de Belém está consternada com a trágica notícia do acidente fatal. Kenderson era conhecido e querido por muitos na região, deixando amigos e familiares em luto.

As autoridades locais alertam para a importância da prudência no trânsito, destacando a necessidade de respeitar os limites de velocidade e as leis de trânsito para evitar acidentes como esse.

Este triste episódio serve como um lembrete para que todos tenham consciência da responsabilidade ao volante e adotem medidas de segurança para preservar suas vidas e a de outros motoristas. A prevenção é fundamental para evitar tragédias como a que vitimou Kenderson Baía.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp