Projeto de Capacitação para Agentes Sociais: Inscrições Abertas!
A Academia Social é uma parceria entre a PUC-Campinas, a Fundação FEAC e o GEPPES. Realizada pela PUC-Campinas, em parceria com a Fundação FEAC e o Grupo de Estudos e Práticas Permanentes em Educação Social (GEPPES), a Academia Social, projeto-piloto que visa capacitar educadores e agentes sociais que já trabalham ou desejam atuar no ecossistema social, está com inscrições abertas para dois cursos de capacitação, ambos com quarenta horas de duração.
O primeiro, batizado de “Educação Social em Movimento – Inclusão e Diversidades”, será dividido em dois módulos. No módulo “Identidade” serão discutidos diversos tópicos, dentre os quais, a trajetória da educação social no Brasil e as suas metodologias; inclusão e diversidades; e perspectivas grupais. No módulo “Saberes” serão tratados outros temas, como a arte-educação e suas linguagens; o papel mediador do educador; e a educação popular e as relações étnico-raciais.
O reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, e o superintendente socioeducativo da Fundação FEAC, Jair Resende, durante a assinatura do termo de parceria para a implantação da Academia Social. As inscrições para este curso ficarão abertas até o dia 7 de fevereiro e poderão ser realizadas através do site da PUC-Campinas. O início das aulas está previsto para o dia 22 de fevereiro e estas devem seguir até 26 de abril, acontecendo sempre aos sábados, das 8h30 às 12h30, no Centro Educacional Integrado Padre Santi Capriotti (CEI) Campinas e também na PUC-Campinas.
O segundo, “Práticas em Educação Social e SUAS: Desenvolvimento e Implementação”, terá entre os temas abordados, a educação social; o Sistema Único de Assistência Social (SUAS); o desenvolvimento de projetos integrados; e a participação cidadã e inclusão social. As inscrições, que ficarão abertas até o dia 23 de fevereiro, poderão ser realizadas através do site da PUC-Campinas. O início das aulas está previsto para o dia 8 de março e estas devem seguir até 10 de maio, também acontecendo sempre aos sábados, das 8h30 às 12h30, no Campus I da PUC-Campinas.
A Academia Social é uma plataforma cuidadosamente estruturada com cursos que permitirão aos interessados a ampliação de conhecimentos e o fortalecimento de suas práticas profissionais para fomentar a inclusão social, reduzir as vulnerabilidades e promover o bem-estar social de maneira equitativa. Para Campinas, um município que tem uma população de mais de 1,1 milhão de habitantes, com cerca de 135 mil famílias vivendo em situação de vulnerabilidade social cadastradas no Cadastro Único e, aproximadamente, 255 organizações da sociedade civil (OSCs) em atividade, a qualificação de profissionais para trabalhar no chamado “ecossistema social” é um tema de extrema relevância, uma vez que são essas pessoas que têm papel essencial para que as organizações sejam eficazes em suas missões e sustentáveis em suas operações.
O Prof. Dr. Everton Silveira, responsável pelo Programa de Desenvolvimento Humano Integral (PDHI) – Levanta-te e Anda da PUC-Campinas, e Rodrigo Correia, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Organizacional e Impulsionamento de Empreendedores Sociais da Fundação FEAC, durante o evento de lançamento da Academia Social. Lançamento da parceria: Em cerimônia que aconteceu no último dia 17 de dezembro, no espaço Manacás, localizado no Campus I da PUC-Campinas, o reitor da Universidade, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, afirmou que docentes e pesquisadores da Instituição estão envolvidos no projeto com a missão de ajudar a pensar, a refletir e, sobretudo, compartilhar conhecimento com pessoas que estão realmente engajadas a ajudar pessoas em estado de vulnerabilidade social.
Para o coordenador de Projetos Sociais, Culturais e de Educação do GEPPES, Paulo Silva, o principal ganho deste projeto-piloto é que mais pessoas estarão preparadas para olhar criticamente a sociedade e pensar coletivamente em suas transformações. O superintendente socioeducativo da Fundação FEAC, Jair Resende, destacou que a parceria com a PUC-Campinas busca melhorar a qualidade do atendimento já prestado atualmente às comunidades mais vulneráveis de Campinas e preparar profissionais que desejam trabalhar com o terceiro setor.
O Prof. Dr. Everton Silveira, responsável pelo Programa de Desenvolvimento Humano Integral (PDHI) – Levanta-te e Anda da PUC-Campinas e um dos supervisores da Academia Social, contou que a união da Universidade com a Fundação FEAC aconteceu a partir de um amadurecimento das duas organizações e que a Universidade já queria criar novas metodologias ativas junto à comunidade, enquanto que a FEAC entendeu que precisava de um processo de capacitação para organizações sociais. Rodrigo Correia, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Organizacional e Impulsionamento de Empreendedores Sociais da Fundação FEAC, explicou que o projeto-piloto terá dezoito meses de duração, com a oferta de, pelo menos, dez cursos nas áreas de governança, gestão e sustentabilidade, com conteúdos específicos para cada público: desde educadores e técnicos até gestores e diretores de OCSs.
Para Paulo Silva, coordenador de Projetos Sociais, Culturais e de Educação do Grupo de Estudos e Práticas Permanentes em Educação Social (GEPPES), o principal ganho deste projeto-piloto é que mais pessoas estarão preparadas para olhar criticamente a sociedade e pensar coletivamente em suas transformações. Ele explicou também que a parceria com a PUC-Campinas e com a Fundação FEAC é algo que o empolga em virtude dos benefícios que a estrutura que será fornecida gerará aos futuros agentes sociais e às organizações sociais de Campinas e região. Ele encerrou dizendo que “a força está no coletivo e esse processo de formação tem essa coisa de grupo, o que, com certeza, acarretará possibilidades ainda maiores de transformação. Pelo menos, é no que eu acredito”.