Será lançado às 17h desta sexta-feira (08), na sede da Delegacia da Mulher (DEAM), em Anápolis o projeto Acolher. O serviço foi pensado para dar suporte à rede de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.
A estrutura do Acolher funcionará na sede da DEAM, que fica na Rua 10 de março, 256, Centro, e foi idealizado pela Associação Artemis de Anápolis em parceria com a psicóloga Yasminne Fayad Takeda, a presidente do Instituto Neoqav, Jusceliane Vieira Teles, e integrantes da Delegacia da Mulher, entre eles, a titular da especializada, Isabella Joy.
A presidente da Associação Artemis, a advogada Danielle Nava explicou que o Projeto Acolher já existe em outras cidades brasileiras com resultados relevantes.
“Às vezes a vítima da violência doméstica, de um abuso sexual, chega até a delegacia sem condições psicológicas para fazer a denúncia contra o agressor. Então com a parceria de psicólogas, essa vítima terá um acolhimento até se sentir segura e preparada para esse momento difícil. Ela vai conhecer também toda a rede de proteção que existe em defesa da mulher e como acessar esses serviços”, explicou a advogada.
Danielle Nava explicou ainda que o Acolher não tem suporte jurídico para as vítimas por conta do código de ética da OAB que proíbe a captação irregular de clientes “mas se ela precisar podemos encaminhá-la aos departamentos jurídicos como a Defensoria Pública”, explicou.
Nava disse ainda que o Acolher começa a receber mulheres com o quadro de psicólogas completo. “São dez voluntárias que vão se revezar para o atendimento gratuito às vitimas que procurarem a estrutura. Cada profissional dedicará meio período de um dia dessa semana com esse propósito”.
O Instituo Neoqav, um dos parceiros da ação, é responsável pela doação de kits de higiene feminina. Os atendimentos do Acolher já começam na próxima terça-feira, 12 de abril
Mulheres de Anápolis, onde buscar ajuda?
Centro de Referência e Atendimento à Mulher – 62 3902 2163
Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – 62 3902 1347
Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher – 62 3328 2731
Ministério Público do Estado de Goiás – 62 3329 5800
Central de Atendimento à Mulher -180
Disque Direitos Humanos – 100