Projeto “Amigos do Papai Noel” leva alegria às crianças ribeirinhas da Amazônia

Papai Noel pela Amazônia: projeto supera desafios da seca e isolamento para levar brinquedos às crianças ribeirinhas

De barco, a pé, pegando carona pela lama e até remando, ele segue sua missão de entregar brinquedos para inúmeras crianças, mantendo uma tradição que já dura 26 anos.

Papai Noel recebe ajuda de voluntários para chegar até as comunidades ribeirinhas no Amazonas

Em meio às dificuldades da seca e aos desafios para chegar a locais isolados da Amazônia, o técnico em eletrônica Jorge Alberto Barroso se transforma em Papai Noel para levar alegria a muitas pessoas da região. De barco, a pé, pegando carona pela lama e até remando, ele segue sua missão de entregar brinquedos para inúmeras crianças, mantendo uma tradição que já dura 26 anos.

Durante o mês de dezembro de 2024, mais de 5 mil brinquedos foram doados na ação “Amigos do Papai Noel”. Kits com diversas surpresas, como bolas e bonecas de pano, foram distribuídos às crianças.

> “É só ter coragem, paciência e amor. Quem tem amor faz tudo”, disse o técnico em eletrônica e Papai Noel, Jorge Alberto Barroso.

Como o nome do projeto sugere, Barroso não está sozinho nessa missão. Com o apoio de dezenas de amigos, a ação é possível. Entre eles, está o programador Pedro Carvalho, que é um dos “Amigos do Papai Noel” há 20 anos.

> “Não existe coisa melhor. Ver o sorriso de uma criança não tem preço”, afirmou Pedro Carvalho.

A solidariedade se reflete em cada gesto, como o do artesão Laércio Valvassoura, que há 8 anos confecciona as bonecas de pano distribuídas às crianças nas ações do projeto.

> “Já começamos a produção para 2025. Em Campinas, os colaboradores não param, estão a todo vapor na fabricação das naninhas e bonequinhas. Somos os duendes, amigos do Papai Noel de Manaus”, disse.

Para os voluntários no projeto, a maior doação de um “Amigo do Papai Noel” é o tempo, que se transforma em disposição, amor e alegria. Com eles, qualquer espaço ganha vida, e as brincadeiras se tornam ainda mais divertidas, especialmente no meio da natureza.

Este Natal, marcado pela união e generosidade, trouxe mais do que presentes. Trouxe esperança para quem viu o bom velhinho pela primeira vez e a felicidade para quem recebeu uma visita especial.

> “Eu ganhei uma bola, um livro, uma boneca e uma escova de dente. Gostei de tudo!”, disse a pequena Alexandra Feitoza, de 7 anos, com um sorriso no rosto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Operação Natal reforça blitzes em Manaus para segurança no trânsito

Operação Natal reforça blitzes em Manaus para combater crimes e acidentes de trânsito

Ação tem o foco de reforçar a segurança e no combate aos crimes de trânsito durante as festividades de fim de ano.

Fiscalizações da ‘Operação Natal’ são intensificadas para coibir crimes no trânsito em Manaus. — Foto: Divulgação/SSP-AM

A “Operação Natal” foi intensificada em Manaus nesta terça-feira (24) com o objetivo de reforçar a segurança e combater crimes de trânsito durante as festividades de fim de ano. A ação, coordenada por órgãos de segurança, inclui a realização de blitzes educativas e repressivas em todas as zonas da cidade, visando prevenir acidentes provocados pelo abuso de álcool ao volante.

“Nós estaremos hoje com várias operações de trânsito. O objetivo principal é a preservação das vidas. Então, essa operação vai ser integrada. Nós estaremos intransigentes na questão da fiscalização quanto ao uso de álcool e volante”, destacou o secretário de Segurança Pública (SSP-AM), Vinícius Almeida.

O diretor-presidente do Detran-AM, Wendell Waughan, informou que o órgão estará com 60 agentes, 14 viaturas, cinco plataformas, um transformer, 30 bafômetros e três drones à disposição das equipes. Ele reforçou a mensagem de cuidado e respeito às leis de trânsito:

“A gente alerta aos condutores que não façam ingestão de bebida alcoólica, dirijam em segurança, aos motociclistas, que é o nosso principal motivo dessa operação, que utilizem capacetes, porque nós vamos ser incansáveis na fiscalização dessas pessoas para que a lei seja cumprida”, explicou.

REFORÇO DE AÇÕES

A Polícia Militar, deve seguir o trabalho de policiamento ostensivo em todas as zonas da cidade, iniciado em Novembro e que, no período de festividades, terá como foco bairros com maiores índices de criminalidade.

Além disso, por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), terá suas equipes reforçadas para atuar em apoio às fiscalizações de trânsito. O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, enfatizou o papel integrado da corporação.

“Hoje nós estamos entrando nesse reforço da operação integrada com o Detran, com todo o nosso batalhão de trânsito que está de prontidão e voltado para essa operação, e também com as nossas equipes especializadas, que vão estar fazendo a segurança”, afirmou o comandante.

POLÍCIA CIVIL E CORPO DE BOMBEIROS

Conforme a SSP-AM, as equipes da Polícia Civil estarão presentes nas Centrais de Flagrante para atender às ocorrências registradas durante a operação. O delegado-geral adjunto da PCAM, Guilherme Torres, detalhou o papel da instituição na operação.

“Nessa operação específica, a Polícia Civil atua de maneira subsidiária, estamos prestando apoio ao DETRAN, à Polícia Militar e à Secretaria de Segurança Pública. Todo o nosso plantão policial está sendo reforçado. O boletim de ocorrência pode e deve ser feito em qualquer delegacia de polícia, independente do local do fato”, destacou o delegado.

Já o Corpo de Bombeiros reforçou seu efetivo com equipes de salvamento, socorro, combate a incêndios e guarnições de ambulância para atender às demandas, como explicou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilson Muniz.

“Nós estaremos com todas as nossas equipes reforçadas, equipes de salvamento, de socorro, de combate a incêndio, mas principalmente as nossas guarnições de ambulância”, disse o comandante.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp