Projeto da UFG lança robô que combate desperdício de água

Um projeto desenvolvido na Universidade Federal de Goiás (UFG), pela empresa incubada RYD Engenharia, lançou no mercado um robô para identificar danos em tubulações de locais com difícil acesso.

O robô VX1-300 poderá percorrer os milhões de metros quadrados das tubulações em Goiás e realizar vídeos que avaliem as condições desses túneis. Desenvolvido pelos engenheiros Danilo Sulino Pinto, Rauhe Abdulhamid e Yi Lun Lu, o equipamento já foi finalizado e passa por demonstrações em empresas do segmento de manutenção dos serviços de abastecimento, escoamento e tratamento hídrico, como a Saneago.

De acordo com o engenheiro Danilo, o projeto vai transformar a maneira como são realizadas as manutenções, reduzindo o desperdício de água. Se, antes, era preciso que os próprios cidadãos identificassem vazamentos nas ruas e comunicassem à empresa responsável, agora a análise poderá ser feita rapidamente e com maior efetividade – tudo isso sem gastar com obras para chegar às tubulações.

“É um projeto novo e altamente tecnológico, que levou dois anos para ficar pronto”, conta o desenvolvedor. A ideia surgiu a partir de pesquisas de mercado e do olhar dos engenheiros a esta necessidade, já que 37% do desperdício de água ocorre antes que o recurso chegue às torneiras.

Apoio e expectativas

Danilo conta que a inserção do projeto no Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG contribui para a elaboração do empreendimento. “A estrutura da UFG foi fundamental”, afirma. A RYD Engenharia, criada pelos empreendedores goianos, integra o programa de incubação desde 2015. Através do programa, o Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI) apoiou, até 2016, mais de 30 empreendimentos.

Agora, os desenvolvedores esperam vender o robô, prestar o serviço proposto à sociedade e, em seguida, aprimorar o projeto. O objetivo final do grupo é que, no futuro, o próprio robô faça a manutenção do serviço.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos