Projeto de lei que autoriza ‘Times Square’ no Centro de Belo Horizonte é aprovado
Proposta prevê instalação de painéis de LED na Praça Sete e segue para sanção ou veto do prefeito Fuad Noman (PSD).
Diário do Estado
O projeto de lei (PL) que autoriza a instalação de painéis de LED para publicidade na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, foi aprovado em segundo turno na Câmara Municipal. O texto recebeu 30 votos a favor e dez contrários durante reunião extraordinária em plenário nesta terça-feira (10).
O PL 911/24 agora segue para sanção ou veto do prefeito Fuad Noman (PSD). Segundo os autores da proposta, as telas luminosas são “possibilidades de promover e desenvolver atividades econômicas modernas na capital mineira”.
Diário do Estado
O texto reforça que, ao estabelecer a valorização do patrimônio cultural por meio do “uso inovador de monumentos e sítios arquitetônicos a partir de adaptações responsáveis”, está de acordo com o Plano Diretor.
Ainda conforme os parlamentares, a intervenção tem o propósito de ampliar o uso do espaço no período noturno e aumentar a sensação de segurança no local.
> “Esse projeto visa resgatar o Centro de Belo Horizonte, que hoje está abandonado… Lojas fechadas, comércios fechados… Isso visa trazer para o Centro turismo, inovação, trazer modernidade”, argumentou Wanderley Porto (PRD), um dos autores do PL.
Diário do Estado
Por outro lado, alguns vereadores criticaram a iniciativa, alegando que a paisagem urbana da cidade será desvalorizada com a reprodução da “Times Square” em BH.
> “Nós temos que ter preocupação com a nossa memória, nós temos que ter preocupação de uma Praça Sete que a gente tenha acesso à paisagem dela, aquele quarteirão, que é maravilhoso”, defendeu Pedro Patrus (PT).
Diário do Estado
O PL define que os engenhos publicitários da praça deverão ter altura mínima de três e máxima de 40 metros, além de não ocupar área superior a 30% da fachada de cada prédio.
O texto prevê a instalação dos equipamentos nos seguintes locais, em ambos os lados da via:
– Avenida Amazonas com Rua Rio de Janeiro;
– Avenida Amazonas com Rua dos Carijós;
– Avenida Afonso Pena com Rua Rio de Janeiro.
Os painéis deverão, ainda, transmitir, gratuitamente, uma hora diária de conteúdo da prefeitura, dividido ao longo da programação total.