Projeto de Lei 801/26 — O novo Projeto de Lei 801/26, de autoria do deputado Marcos Soares, busca introduzir multas para motoristas que ocupam indevidamente vagas de recarga de veículos elétricos e híbridos plug-in. Essa medida visa conscientizar os usuários sobre a utilização adequada desses espaços, que frequentemente são bloqueados por veículos já totalmente carregados.
\n
A taxa de ociosidade foi adotada por algumas montadoras, como a Volvo, para coibir a prática de permanência em vagas de recarga após a conclusão do abastecimento. Com o aumento na quantidade de veículos elétricos, a necessidade de uma regulamentação que organize o uso deste recurso se torna cada vez mais evidente.
\n
O projeto propõe que a permanência em locais de recarga, após a finalização do abastecimento, seja considerada uma infração grave. Após um período de tolerância de apenas 15 minutos, o condutor que não retirar seu veículo estará sujeito a uma multa de R$ 195,23, além de acumular cinco pontos na CNH. Caso a permanência exceda 30 minutos, o veículo poderá ser removido por guincho.
\n
Qual a autonomia do novo carro elétrico?
\n
Para veículos que estarão sujeitos a esta nova regulamentação, a ficha técnica não é especificada dentro do projeto, uma vez que se refere a todos os veículos elétricos e híbridos. Portanto, fica indefinido o prazo de carregamento e a autonomia dos modelos afetados por esta lei. A proposta abrange tanto estacionamentos públicos quanto privados, que terão a obrigação de implementar regras de rotatividade nas vagas de recarga.
\n
Essa iniciativa está alinhada com a crescente demanda por soluções de mobilidade elétrica e reflete a necessidade de uma infraestrutura que suporte a expansão deste mercado. Especialistas em mobilidade sustentável sugerem que a aplicação de multas pode estimular um uso mais responsável dos parques de carregamento.
\n
Em entrevista, o deputado Marcos Soares declarou: “É fundamental que os motoristas entendam a importância de liberar as vagas de recarga assim que o abastecimento estiver completo, possibilitando o uso para outros condutores que dependem da infraestrutura pública. Esta proposta visa o bem coletivo e a melhoria da utilização dos recursos disponíveis”.
\n
Quanto custa e onde comprar no Brasil?
\n
Embora o projeto de lei trate sobre as multas, ele não menciona valores específicos para veículos elétricos ou híbridos plug-in em questão. Portanto, os valores são considerados preço não divulgado por enquanto. Contudo, os motoristas devem estar cientes de que a multa para o uso inadequado das vagas pode encarecer o custo de propriedade de tais veículos.
\n
A entrada em vigor dessa regulamentação pode impactar diretamente na percepção do consumidor e suas decisões de compra. Com a pandemia e a crescente adoção dos carros elétricos, essa taxa de ociosidade vislumbra um mercado mais ético e organizado na utilização dos pontos de recarga.
\n
As vendas de veículos elétricos no Brasil estão em ascensão, e a conscientização sobre o uso responsável dos pontos de carga pode se traduzir em um aumento na aceitação e compra desses modelos, uma vez que o consumidor se sentirá mais seguro em relação à infra-estrutura disponível.
\n
O que muda em relação ao modelo anterior?
\n
Embora o modelo anterior de cobrança de ociosidade não seja tão rigoroso, agora a aplicação de multas torna-se um ponto importante para motoristas e usuários de veículos elétricos. A implementação desta Lei alertará os proprietários sobre práticas inadequadas, com maior ênfase na educação e respeito ao espaço público.
\n
Muitos condutores ainda não estão cientes do impacto negativo que a ociosidade acarreta, e a necessidade de regulamentação é uma resposta às preocupações expostas por motoristas que precisam de acesso rápido às estações de recarga. O projeto reforça a importância de criar um ambiente colaborativo entre todos os usuários.
\n
A regulamentação abordará também a concorrência com grandes montadoras, que já operam com práticas semelhantes e poderão se beneficiar de um mercado mais organizado. A mudança será significativa para o cenário de automóveis eletrificados.
\n
Esta proposta representa um passo importante para o futuro dos veículos elétricos no Brasil, onde a infraestrutura de recarga deve acompanhar o crescimento exponencial do setor.
\n



