Projeto de lei quer proibir tatuagens, piercings e marcação a ferro em animais

Um projeto de lei (PL 1818/23) quer proibir a aplicação de tatuagens, colocação de piercings e marcação a ferro em animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A proposta visa alterar a Lei de Crimes Ambientais para estabelecer essas proibições, considerando tais atos como maus-tratos aos animais.

O autor da iniciativa é o deputado Marcos Tavares (PDT-RJ), que enfatiza que qualquer ação ou procedimento que cause dor desnecessária aos animais, e que não seja essencial para proteger sua vida e integridade, deve ser considerado como maus-tratos.

Tavares ressalta que diante da atitude egoísta e irresponsável de alguns tutores e donos de animais, é dever do Poder Público garantir maior proteção a eles. O objetivo é evitar que, por conta da vaidade dos tutores e proprietários, os animais sejam submetidos à dor e a possíveis complicações decorrentes de procedimentos desnecessários.

A proposta encontra-se em tramitação e será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, a medida terá o intuito de resguardar o bem-estar e a integridade dos animais diante de práticas que podem causar sofrimento injustificado.

(*Com informações da Agência Câmara de Notícias)

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Suspeitos de morte de turista em Jericoacoara são identificados

Suspeitos Identificados na Morte de Turista em Jericoacoara

Na sexta-feira, 20, a Polícia Civil do Ceará anunciou que identificou os suspeitos envolvidos no assassinato do turista Henrique Marques, de 16 anos, encontrado morto após desaparecer em Jericoacoara. O caso chocou a comunidade local e atraiu a atenção nacional devido à brutalidade do crime.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSDPS), as investigações continuam para localizar e capturar os responsáveis. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também participa da apuração e imagens de câmeras de segurança estão utilizadas na investigação.

Motivação do crime

A motivação do crime ainda não foi descoberta pela Policia Civil. No entanto, o pai da vítima, Danilo Martins de Jesus, acredita que o assassinato foi cometido após o filho tirar uma foto fazendo um gesto, que seria de uma facção rival dos suspeitos envolvidos no caso e ligada ao PCC.

A hipótese não foi confirmada pela Polícia Civil.

Caso

Henrique Marquez de Jesus, de 16 anos, desapareceu na última terça-feira, 17. Segundo o pai da vítima, o filho teria retornado sozinho para o hotel onde estavam hospedados, com o intuito de carregar o celular e descansar para a viagem de volta a São Paulo, marcada para o dia seguinte.

O pai informou que voltou ao hotel horas depois e não encontrou o filho, passando a fazer buscas pelo adolescente na região. Henrique foi encontrado no dia seguinte, próximo à Lagoa Negra, já morto.

Danilo foi até a polícia denunciar o caso, mostrando um vídeo para a polícia onde o filho aparece sendo rendido e arrastado por pelo menos sete pessoas. As cenas foram filmadas por câmeras de segurança de um estabelecimento próximo ao local.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp