Projeto Estrelas do Araguaia leva música e consciência ambiental à acampamentos

As férias de julho são o período perfeito para conhecer o Rio Araguaia. Imagina se, além de curtir a natureza, tranquilidade e boas companhias, ainda ter boa música? É o que propõe o projeto ‘Estrelas do Araguaia’, que realiza apresentações gratuitas de artistas locais e nacionais às margens do rio. (Veja a entrevista completa no vídeo acima).

Já são 14 anos do projeto, em que a equipe trabalha com acampamentos próximos a Aruanã (GO). Além de shows com bandas e artistas, há saraus de poesia, exposição de fotografia, divulgação de obras da literatura goiana e palestras sobre a importância da preservação do Araguaia. Em entrevista ao Diário do Estado, o líder do projeto, Sergei Cruvinel, afirma que a origem do Estrelas do Araguaia são apresentações pequenas, de som desplugado. “No começo era muito simples, era pé na areia mesmo, em volta de uma fogueira e bem acústico”, conta.

Atualmente, o Estrelas do Araguaia tem apoio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), além dos patrocínios que os organizadores fazem com empresas e artistas. O projeto atende público de todas as idades e classes, sem custo nenhum para os acampamentos.

Sergei também chamou a atenção para o cuidado dos turistas e agricultores com o Araguaia. Segundo o promoter, as pessoas que visitam os acampamentos, sejam elas do estado ou de todo o Brasil, estão se conscientizando e estabelecendo aos poucos uma relação mais saudável com o rio. Já os produtores, conforme o relato de Sergei, ainda estão longe desse caminho.

Atrações

Este ano, a banda GrooveQuintal será uma das atrações do Estrelas do Araguaia. De repertório eclético e espontâneo, que vai desde soul music ao MPB, a banda nasceu da reunião de amigos, que improvisavam sons no quintal da casa de um dos integrantes. “Foi bem natural e combina com o nosso som, pois toda vez que a gente toca nós montamos o nosso quintal”, afirma o vocalista, Rafael Freire.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Torcedores jogam cabeça de porco em jogo de Corinthians x Palmeiras

Durante a vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Palmeiras na Neo Química Arena, em São Paulo, um incidente chocante marcou o jogo. Torcedores do Corinthians lançaram uma cabeça de porco no campo, gerando grande controvérsia e indignação.

Segundo testemunhas, o incidente ocorreu começou antes do início do jogo, quando a cabeça de porco foi arremessada por um homem em uma sacola por cima das grandes do setor sul.

A Polícia Civil solicitou ao Corinthians o acesso às imagens da câmera de segurança para identificar todos os responsáveis pelo ato. Dois torcedores foram levados ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) e, após depoimentos, foi proposto uma transação penal no valor de R$ 4 mil ao Ministério Público, mas eles não aceitaram e negaram ter participado do ato.

Um dos suspeitos da provocação foi identificado como Rafael Modilhane, que teria comprado e arquitetado o ataque ao time rival. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra que o torcedor comprou o item em um açougue e mencionou o plano para jogar a cabeça no gramado.

“Sabe aquela cabeça de porco que postei mais cedo? Vocês vão ver o que vai acontecer com ela. A gente é louco mesmo. Se for para mexer com o psicológico de vocês [jogadores], nós vamos mexer.”, afirmou Modilhane.

Confira o vídeo:

Pelo artigo 201 da nova Lei Geral do Esporte, os torcedores envolvidos podem responder por “promover tumulto, praticar, incitar a violência e invadir local restrito aos competidores, com possível penas de até seis meses de prisão ou multa”. Cabe agora a decisão do Ministério Público se a denúncia será realizada ou voltará ao Drade para novas investigações.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp