Press "Enter" to skip to content

Projeto Estrelas do Araguaia leva música e consciência ambiental à acampamentos

Última atualização 21/07/2017 | 15:26

As férias de julho são o período perfeito para conhecer o Rio Araguaia. Imagina se, além de curtir a natureza, tranquilidade e boas companhias, ainda ter boa música? É o que propõe o projeto ‘Estrelas do Araguaia’, que realiza apresentações gratuitas de artistas locais e nacionais às margens do rio. (Veja a entrevista completa no vídeo acima).

Já são 14 anos do projeto, em que a equipe trabalha com acampamentos próximos a Aruanã (GO). Além de shows com bandas e artistas, há saraus de poesia, exposição de fotografia, divulgação de obras da literatura goiana e palestras sobre a importância da preservação do Araguaia. Em entrevista ao Diário do Estado, o líder do projeto, Sergei Cruvinel, afirma que a origem do Estrelas do Araguaia são apresentações pequenas, de som desplugado. “No começo era muito simples, era pé na areia mesmo, em volta de uma fogueira e bem acústico”, conta.

Atualmente, o Estrelas do Araguaia tem apoio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), além dos patrocínios que os organizadores fazem com empresas e artistas. O projeto atende público de todas as idades e classes, sem custo nenhum para os acampamentos.

Sergei também chamou a atenção para o cuidado dos turistas e agricultores com o Araguaia. Segundo o promoter, as pessoas que visitam os acampamentos, sejam elas do estado ou de todo o Brasil, estão se conscientizando e estabelecendo aos poucos uma relação mais saudável com o rio. Já os produtores, conforme o relato de Sergei, ainda estão longe desse caminho.

Atrações

Este ano, a banda GrooveQuintal será uma das atrações do Estrelas do Araguaia. De repertório eclético e espontâneo, que vai desde soul music ao MPB, a banda nasceu da reunião de amigos, que improvisavam sons no quintal da casa de um dos integrantes. “Foi bem natural e combina com o nosso som, pois toda vez que a gente toca nós montamos o nosso quintal”, afirma o vocalista, Rafael Freire.